Atribuição de 1,8 Unidade de Crédito
(Válido para Diretores Técnicos, Técnicos de Exercício e treinadores de Grau I/II/III/IV)
Objetivo Geral
Dotar os formandos dos conhecimentos necessários para a elaboração de um plano de prevenção de lesões.
Objetivos Específicos
Após a frequência da formação, os formandos deverão:
- Compreender os fundamentos que suportam a elaboração de um plano de prevenção de lesões;
- Conhecer as estratégias que integram um plano de prevenção de lesões, baseado no 3Es;
- Realizar um plano de prevenção de lesões numa modalidade, baseado no 3Es..
Programa
Prevenção de lesões:
Estudos de investigação sobre a temática, plano de prevenção de lesões no Futebol (Fifa 11+)
Planos de prevenção de lesões no 3Es
(Estratégias de Aquecimento, Estratégias de recuperação e Estratégias de Compensação)
Fisioroller - Plano de prevenção de lesões na patinagem de velocidade
FisioGil - Plano de prevenção de lesões no andebol
Formador
Mestre Celso Silva |
||
- Professor em diversas instituições e cursos de licenciatura pós-graduções e mestrados, nomeadamente no ISJ Piaget - Algarve, FMH, ISMAT e ESTeSL - Mestrado em Desporto e Exercício e Saúde pelo INUAF - Licenciado em Fisioterapia pela ESTeSL - Formador e Instrutor de Thera Band nível 6 - Formador e Instrutor MFT pela MFT Academy - Fisioterapeuta no desporto desde 1993, colaborando com diversos clubes e selecões de múltiplas modalidades |
Público Alvo
- Dirigentes
- Directores técnicos;
- Técnicos de Exercício Físico (TEF);
- Treinadores
- Outros interessados.
Datas e Horário
23 de março de 2021, das 20h30 às 22h30 - Sessão síncrona, 2 horas (online)
25 de março de 2021, das 20h30 às 22h30 - Sessão síncrona, 2 horas (online)
30 de março de 2021, das 20h30 às 22h30 - Sessão síncrona, 2 horas (online)
01 de abril de 2021, das 20h30 às 22h30 - Sessão síncrona, 2 horas (online)
Duração da Ação
9 Horas
Modalidade e forma de organização
Ação de formação contínua em regime de e-learning
Metodologia de Formação
Metodologia prática, voltada para a ação, geradora de experiência e ação. A metodologia da formação é predominantemente participativa e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas dos formandos, assim como na troca de experiências entre estes e o formador. Os métodos a utilizar serão o expositivo e participativo/ativo.
Metodologias de Avaliação
A avaliação do formando depende, por um lado da sua participação, e por outro lado, do aproveitamento demonstrado ao longo da ação, quanto ao domínio dos conteúdos abordados, motivação, mobilização de competências e conhecimentos, entre outros critérios que se considerem necessários e relevantes.
O aproveitamento do formando na ação depende de:
- Participação do formando;
- Realização, entrega e avaliação de pelo menos uma ficha de trabalho;
- Realização, entrega e avaliação de uma avaliação escrita final.
LocalFormação realizada em regime de e-learning
Data Limite de Inscrição
Não aplicável
Número Mínimo de Formandos
12
Número Máximo de Formandos
15
Investimento
45€Observações
As confirmações de inscrição ficam dependentes dos respetivos pagamentos e são realizadas por ordem de chegada, até ser atingido o número máximo de formandos.
A presente formação é realizada em regime de e-learning, sendo constituída por quatro sessões síncronas e realização de uma ficha de trabalho, de forma autónoma, por parte do formando.