CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

Cartão Branco
Caracterização
O Cartão Branco é um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos.

Ao Cartão Branco aderem entidades interessadas em promover valores e ética no âmbito da prática desportiva (veja a lista atual de entidades).
O Cartão Branco resulta de uma parceria entre o PNED-Plano Nacional de Ética no Desporto (Instituto Português do Desporto e Juventude, IP), a CAJAP-Confederação das Associações de Juízes e Árbitros de Portugal e a Coca-Cola.

Consulte aqui algumas perguntas frequentes.

O que é?
O cartão branco / fairplay visa reconhecer, destacar e recompensar as atitudes e comportamentos eticamente relevantes praticados por atletas, treinadores e dirigentes, entre outros agentes diretamente envolvidos no jogo, e, também, os espectadores.

Âmbito
É aplicado em diversos escalões, nas modalidades de andebol, basquetebol, futebol, futsal, patinagem, rugby, voleibol, corfebol. Encontra-se igualmente a ser aplicado em modalidades individuais como o ténis, o ténis de mesa, o padel, o golfe, o triatlo, o pentatlo entre outros.

Quando mostrar?
É da competência do árbitro/juiz a atribuição do cartão branco/ fairplay sempre que durante o jogo observe uma ação ou comportamento merecedor do mesmo, podendo ser mostrado a diversos intervenientes envolvidos.

Fonte: PNED