Atribuição de 1,6 Unidades de Crédito
(Válido para Treinadores)
Objetivo Geral
Desenvolver competências gerais nos formandos para o devido entendimento e gestão de emoções nos atletas e equipa.
Objetivos Específicos
No final da formação os formandos devem:
- Entender o que são emoções e de que forma os processos emocionais se desenvolvem ao nível individual e da equipa;
- Ser capazes de utilizar estratégias adequadas em treino e na competição de apoio à gestão emocional do atleta/equipa.
Programa
1. Introdução à problemática da regulação emocional do atleta/equipa
2. Esclarecimentos básicos na compreensão das emoções
2.1 O que é uma emoção?
2.2 De que nos servem as emoções
2.3 Quais as suas consequências?
2.4 Abordagens consideradas no estudo das emoções
3. As emoções dos atletas, a performance desportiva e a auto-regulação
3.1 A influência da emoção na performance desportiva
3.2 Emoções desprazerosas: Ansiedade, medo de falhar e raiva
3.3 Emoções prazerosas: Felicidade
Formadora
Mestre Inês Vigário | ||
- Licenciada em Psicologia pela Universidade de Évora (UÉ) e Mestre em Psicologia do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH); - Docente no CET de Técnico de Exercício Físico da Fitness Academy; - Formadora nas temáticas da Psicologia do Desporto na Confederação do Desporto de Portugal (CDP); - Psicóloga do Desporto no Clube de Patinagem do Sado, Psicóloga do Exercício no Estúdio de Pilates de Azeitão e em prática privada com atletas e treinadores de formação e alto rendimento; - Orientadora OPP de estágios em Psicologia do Desporto. |
Público Alvo
- Treinadores de Desporto;
- Dirigentes
- Atletas;
- Outros interessados.
Datas e Horário
04 de outubro de 2022, das 20h30 às 22h30 - Sessão síncrona, 2 horas (online)
06 de outubro de 2022, das 20h30 às 22h30 - Sessão síncrona, 2 horas (online)
10 de outubro de 2022, das 20h30 às 22h30 - Sessão síncrona, 2 horas (online)
Duração da Ação
Total: 08 Horas
Sessões síncronas: 06 horas
Trabalho assíncrono: 02 horas
Modalidade e forma de organização
Ação de formação contínua em regime de e-learning
Metodologia de Formação
A metodologia da formação é predominantemente expositiva e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas dos formandos.
Os métodos a utilizar serão o expositivo e demonstrativo.
Metodologias de Avaliação
A avaliação do formando depende, por um lado da sua participação, e por outro lado, do aproveitamento demonstrado ao longo da ação, quanto ao domínio dos conteúdos abordados, motivação, mobilização de competências e conhecimentos, entre outros critérios que se considerem necessários e relevantes.
O aproveitamento do formando na ação depende de:
- Participação do formando;
- 1º trabalho a realizar após a segunda sessão e devendo ser entregue até às 16h00 do dia 10 de outubro de 2022
- 2º trabalho a realizar após a terceira sessão e devendo ser entregue até às 23h59 do dia 13 de outubro de 2022
- Realização, entrega e avaliação de uma avaliação escrita final.
Local
Formação realizada em regime de e-learning
Data Limite de Inscrição
Não aplicável
Número Mínimo de Formandos
12
Número Máximo de Formandos
15
Investimento
45€Observações
As confirmações de inscrição ficam dependentes dos respetivos pagamentos e são realizadas por ordem de chegada, até ser atingido o número máximo de formandos.
A presente formação é realizada em regime de e-learning, sendo constituída por cinco sessões síncronas e realização de duas fichas de trabalho, de forma autónoma, por parte do formando.