CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Curso Homologado pelo IPDJ, I. P.
Atribuição de 2,0 Unidades de Crédito
(Válido para Diretores Técnicos e Técnicos de Exercício)
Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P.

Objetivo Geral

Dotar os formandos dos conhecimentos necessários para compreender e saber desenvolver um plano de marketing em organizações desportivas.

Objetivos Específicos

No final da formação, os formandos devem:

- Ter noções de marketing, marketing de serviços, marketing de eventos e marketing digital;

- Ter noções sobre comportamento do consumidor, públicos-alvo e segmentação;

- Ter noções sobre como definir a oferta;

- Ter noções do setor do desporto, gestão e estratégia;

- Conhecer a estrutura de um Plano de Marketing, o seu conteúdo, e compreender quais os pontos chave para o setor do desporto;

- Saber construir um plano de marketing para organizações desportivas;

- Ter noções de como definir objetivos de marketing e planos de ação;

- Ter noções de como implementar um plano de marketing.

Programa

- O que é o Marketing?

- Origem, fases, aplicações e ambiente de Marketing

- Mercado e comportamento do consumidor

- Um olhar sobre a gestão e a estratégia

- Desenvolvimento de um plano de marketing estratégico

- Caraterização da Organização Desportiva: missão, visão e objetivos estratégicos

- Análise do mercado e concorrência

- Definição do público-alvo e segmentação

- Programas de marketing (oferta)

- Definição dos objetivos táticos

- Definição de planos de ação e calendarização

- Orçamento de marketing

- Elaboração do plano

- Implementação e avaliação do plano

- Análise de exemplos

Formadora

Dr.ª Mónica Ribeiro
   
Foto de Perfil da Formadora Mónica Ribeiro  

- Licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, Pós-Graduada em Comunicação & Marketing e Mestre em Comunicação Multimédia.

- Atua em gabinetes de comunicação e marketing desde 2004 e teve cargos em municípios, associações de promoção cultural e científica, associações juvenis e seniores e, mais recentemente, na indústria dos moldes e plásticos.

- Foi Vice-Presidente de Relações Exteriores de uma associação cultural e Presidente da Assembleia Geral de 2 associações sociais e culturais, estando envolvida na organização de múltiplos eventos sociais, culturais e desportivos a nível local, regional, nacional e internacional.

- É formadora com CCP e ministra formações nas áreas de marketing, comunicação, design multimédia, eventos e protocolo.

- Atualmente é fundadora/gestora de uma agência de comunicação, marketing e organização de eventos. É assistente convidada no Politécnico de Leiria.

- Com uma postura eminentemente prática, procura aliar sempre a fundamentação teórica com a contextualização prática, focando-se na eficácia.

Público Alvo

- Dirigentes

- Técnicos;

- Outros interessados.

Datas e Horário

11 de novembro de 2021, das 20h30 às 22h30 - Sessão síncrona, 2 horas (online)

12 de novembro de 2021, das 20h30 às 22h30 - Sessão síncrona, 2 horas (online)

18 de novembro de 2021, das 20h30 às 22h30 - Sessão síncrona, 2 horas (online)

19 de novembro de 2021, das 20h30 às 22h30 - Sessão síncrona, 2 horas (online)

Duração da Ação

Total: 10 Horas

Sessões síncronas: 8 horas

Trabalho assíncrono: 2 hora

Modalidade e forma de organização

Ação de formação contínua em regime de e-learning

Metodologia de Formação

A metodologia da formação é predominantemente expositiva e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas dos formandos.

Os métodos a utilizar serão o expositivo e demonstrativo.

Metodologias de Avaliação

A avaliação do formando depende, por um lado da sua participação, e por outro lado, do aproveitamento demonstrado ao longo da ação, quanto ao domínio dos conteúdos abordados, motivação, mobilização de competências e conhecimentos, entre outros critérios que se considerem necessários e relevantes.

O aproveitamento do formando na ação depende de:

- Participação do formando;

- Realização, entrega e avaliação de quatro fichas de trabalho;

- Realização, entrega e avaliação de uma avaliação escrita final.

Local

Formação realizada em regime de e-learning

Data Limite de Inscrição

Não aplicável

Número Mínimo de Formandos

12

Investimento

50€

Observações

As confirmações de inscrição ficam dependentes dos respetivos pagamentos e são realizadas por ordem de chegada, até ser atingido o número máximo de formandos.

A presente formação é realizada em regime de e-learning, sendo constituída por cinco sessões síncronas e realização de um trabalho, de forma autónoma, por parte do formando.

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