Atribuição de 1,6 Unidades de Crédito
(Válido para Treinadores de Grau I/II/III/IV)
Objetivo Geral
Desenvolver competências gerais nos formandos para o devido entendimento e construção da confiança nos praticantes/atletas.
Objetivos Específicos
No final da formação os formandos devem:
- Conhecer o conceito de confiança no desporto;
- Conhecer algumas das teorias explicativas da confiança no desporto;
- Ser capazes de utilizar as estratégias adequadas para construir e gerir a confiança dos praticantes/atletas;
- Ser capazes de interpretar e intervir em casos práticos de praticantes/atletas no âmbito da confiança no desporto.
Programa
1. Conceito confiança no desporto
2. Modelos e teorias explicativas da autoconfiança no desporto e diretrizes de atuação para o treinador
2.1 Modelo de confiança no desporto
2.1.1 Análise de caso e intervenção do treinador
2.2 Teoria da autoeficácia
2.2.1 Análise de caso e intervenção do treinador
Formadora
Mestre Inês Vigário | ||
- Licenciada em Psicologia pela Universidade de Évora (UÉ) e Mestre em Psicologia do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH); - Docente no CET de Técnico de Exercício Físico da Fitness Academy; - Formadora nas temáticas da Psicologia do Desporto na Confederação do Desporto de Portugal (CDP); - Psicóloga do Desporto e do Exercício integrada nos staffs técnicos de três equipas (judo, patinagem artística sobre rodas e voleibol de praia) e em prática privada com atletas e treinadores de formação e alto rendimento; - Orientadora OPP de estágios em Psicologia do Desporto. |
Público Alvo
- Treinadores de Desporto;
- Atletas;
- Outros interessados.
Datas e Horário
18 de outubro de 2021, das 21h00 às 23h00 - Sessão síncrona, 2 horas (online)
20 de outubro de 2021, das 21h00 às 23h00 - Sessão síncrona, 2 horas (online)
28 de outubro de 2021, das 21h00 às 23h00 - Sessão síncrona, 2 horas (online)
Duração da Ação
Total: 8 Horas
Sessões síncronas: 6 horas
Trabalho assíncrono: 2 horas
Modalidade e forma de organização
Ação de formação contínua em regime de e-learning
Metodologia de Formação
Metodologia prática, voltada para a ação, geradora de experiência e ação. A metodologia da formação é predominantemente participativa e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas dos formandos, assim como na troca de experiências entre estes e o formador. Os métodos a utilizar serão o expositivo e participativo/activo.
Metodologias de Avaliação
Avaliação baseada em perguntas aos formandos e na participação e envolvimento destes na resolução dos problemas relativos aos trabalhos e exercícios práticos, com o intuito de avaliar a aquisição, compreensão e aplicação prática dos conteúdos, bem como o alcance dos objetivos específicos.
O aproveitamento do formando depende da realização, entrega e avaliação de duas fichas de trabalho, de acordo com o seguinte:
- 1ª ficha de trabalho a realizar após a segunda sessão e devendo ser entregue até ao início da terceira sessão
- 2ª ficha de trabalho a realizar após a terceira sessão e devendo ser entregue até ao final do dia 31 de outubro de 2021
LocalFormação realizada em regime de e-learning
Data Limite de Inscrição
Não aplicável
Número Mínimo de Formandos
8
Número Máximo de Formandos
15
Investimento
40€
Observações
As confirmações de inscrição ficam dependentes dos respetivos pagamentos e são realizadas por ordem de chegada, até ser atingido o número máximo de formandos.
A presente formação é realizada em regime de e-learning, sendo constituída por três sessões síncronas e realização de dois trabalhos, de forma autónoma, por parte do formando.