Objetivo Geral
Dotar os formandos dos conhecimentos necessários para compreender e saber desenvolver um plano de marketing em organizações desportivas.
Objetivos Específicos
No final da formação, os formandos devem:
- Ter noções de marketing, marketing de serviços, marketing de eventos e marketing digital;
- Ter noções sobre comportamento do consumidor, públicos-alvo e segmentação;
- Ter noções sobre como definir a oferta;
- Ter noções do setor do desporto, gestão e estratégia;
- Conhecer a estrutura de um Plano de Marketing, o seu conteúdo, e compreender quais os pontos chave para o setor do desporto;
- Saber construir um plano de marketing para organizações desportivas;
- Ter noções de como definir objetivos de marketing e planos de ação;
- Ter noções de como implementar um plano de marketing.
Programa
- O que é o Marketing?- Origem, fases, aplicações e ambiente de Marketing
- Mercado e comportamento do consumidor
- Um olhar sobre a gestão e a estratégia
- Desenvolvimento de um plano de marketing estratégico
- Caraterização da Organização Desportiva: missão, visão e objetivos estratégicos
- Análise do mercado e concorrência
- Definição do público-alvo e segmentação
- Programas de marketing (oferta)
- Definição dos objetivos táticos
- Definição de planos de ação e calendarização
- Orçamento de marketing
- Elaboração do plano
- Implementação e avaliação do plano
- Análise de exemplos
Formadora
Dr.ª Mónica Ribeiro |
||
- Licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, Pós-Graduada em Comunicação & Marketing e Mestre em Comunicação Multimédia. - Atua em gabinetes de comunicação e marketing desde 2004 e teve cargos em municípios, associações de promoção cultural e científica, associações juvenis e seniores e, mais recentemente, na indústria dos moldes e plásticos. - Foi Vice-Presidente de Relações Exteriores de uma associação cultural e Presidente da Assembleia Geral de 2 associações sociais e culturais, estando envolvida na organização de múltiplos eventos sociais, culturais e desportivos a nível local, regional, nacional e internacional. - É formadora com CCP e ministra formações nas áreas de marketing, comunicação, design multimédia, eventos e protocolo. - Atualmente é fundadora/gestora de uma agência de comunicação, marketing e organização de eventos. É assistente convidada no Politécnico de Leiria. - Com uma postura eminentemente prática, procura aliar sempre a fundamentação teórica com a contextualização prática, focando-se na eficácia. |
Público Alvo
- Dirigentes
- Técnicos;
- Outros interessados.
Datas e Horário
26 de abril de 2021, das 20h30 às 22h30 - Sessão síncrona, 2 horas (online)
28 de abril de 2021, das 20h30 às 22h30 - Sessão síncrona, 2 horas (online)
03 de maio de 2021, das 20h30 às 22h30 - Sessão síncrona, 2 horas (online)
05 de maio de 2021, das 20h30 às 22h30 - Sessão síncrona, 2 horas (online)
Duração da Ação
10 Horas
Modalidade e forma de organização
Ação de formação contínua em regime de e-learning
Metodologia de Formação
A metodologia da formação é predominantemente expositiva e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas dos formandos.
Os métodos a utilizar serão o expositivo e demonstrativo.
Metodologias de Avaliação
A avaliação do formando depende, por um lado da sua participação, e por outro lado, do aproveitamento demonstrado ao longo da ação, quanto ao domínio dos conteúdos abordados, motivação, mobilização de competências e conhecimentos, entre outros critérios que se considerem necessários e relevantes.
O aproveitamento do formando na ação depende de:
- Participação do formando;
- Realização, entrega e avaliação de quatro fichas de trabalho;
- Realização, entrega e avaliação de uma avaliação escrita final.
LocalFormação realizada em regime de e-learning
Data Limite de Inscrição
Não aplicável
Número Mínimo de Formandos
12
Número Máximo de Formandos
15
Investimento
15€Observações
As confirmações de inscrição ficam dependentes dos respetivos pagamentos e são realizadas por ordem de chegada, até ser atingido o número máximo de formandos.
A presente formação é realizada em regime de e-learning, sendo constituída por quatro sessões síncronas e realização de quatro fichas de trabalho, de forma autónoma, por parte do formando.
Sendo uma formação vocacionada para Dirigentes, esta não é alvo de homologação, e não atribui créditos para títulos profissionais.