Atribuição de 2,0 Unidades de Crédito
(Válido para Diretores Técnicos, Técnicos de Exercício e treinadores de Grau I/II/III/IV)
Objetivo Geral
Demonstrar a importância da nutrição e da alimentação no rendimento desportivo.
Objetivos Específicos
No final da formação os formandos devem:
- Conhecer os substratos energéticos utilizados durante o exercício físico
- Conhecer os nutrientes e suas fontes alimentares;
- Identificar estratégias alimentares para diminuir massa gorda;
- Identificar estratégias alimentares que promovem síntese proteica;
- Conhecer as necessidades nutricionais específicas no exercício físico.
Programa- Metabolismo energético
- Necessidades nutricionais
- Alimentação e emagrecimento
- Alimentação e hipertrofia
- Alimentação para treino e competição
- Exercícios práticosFormadora
Dr.ª Ângela Henriques | ||
- Licenciada em Ciências da Nutrição, pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto - Pós-graduada em Nutrição Desportiva, pelo Centro Ensino Profissional Avançado e Pós-graduado - Nutricionista na União Desportiva Oliveirense equipa sénior de Basquetebol - Nutricionista na escola de futebol Pro Direct Academy Portugal - Nutricionista na plataforma digital de treino BEAPT - Endurance - Formadora na Associação de Futebol de Aveiro - Coordenadora executiva no Centro Clínico Vouga - Nutricionista em Unidades de Cuidados Continuados Integrados e IPSS |
Público Alvo
- Directores técnicos;
- Técnicos de Exercício Físico (TEF);
- Treinadores;
- Outros interessados.
Datas e Horário
25 de maio de 2020, das 21h00 às 23h00 - Sessão síncrona, 2 horas (online)
28 de maio de 2020, das 21h00 às 23h00 - Sessão síncrona, 2 horas (online)
01 de junho de 2020, das 21h00 às 23h00 - Sessão síncrona, 2 horas (online)
Duração da Ação
10 Horas
Modalidade e forma de organização
Ação de formação contínua em regime de e-learning
Metodologia de Formação
Metodologia prática, voltada para a ação, geradora de experiência e ação. A metodologia da formação é predominantemente participativa e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas dos formandos, assim como na troca de experiências entre estes e o formador. Os métodos a utilizar serão o expositivo e participativo/ativo.
Metodologias de Avaliação
Avaliação baseada em perguntas aos formandos e na participação e envolvimento destes na resolução dos problemas relativos aos trabalhos e exercícios práticos, com o intuito de avaliar a aquisição, compreensão e aplicação prática dos conteúdos, bem como o alcance dos objetivos específicos.
O aproveitamento do formando depende da realização, entrega e avaliação de dois trabalhos, de acordo com o seguinte:
- 1º trabalho a realizar após a primeira sessão e devendo ser entregue até ao início da segunda sessão
- 2º trabalho a realizar após a segunda sessão e devendo ser entregue até ao início da terceira sessão
LocalFormação realizada em regime de e-learning
Data Limite de Inscrição
20 de maio de 2020
Número Mínimo de Formandos
8
Número Máximo de Formandos
15
Investimento
50€
ObservaçõesAs confirmações de inscrição ficam dependentes dos respetivos pagamentos e são realizadas por ordem de chegada, até ser atingido o número máximo de formandos.
A presente formação é realizada em regime de e-learning, sendo constituída por três sessões síncronas e realização de dois trabalhos, de forma autónoma, por parte do formando.
Considerando o Decreto-Lei nº 18-A/2020, em particular o seu artigo 6º, as ações de formação à distância realizadas desde o dia 13 de março de 2020 são equiparadas a ações de formação presencial para efeitos de determinação do número de horas necessárias à obtenção de unidades de crédito de formação contínua, com vista à revalidação do título profissional de treinador de desporto, bem como do título profissional de diretor técnico e de técnico de exercício físico, a que se reportam, respetivamente, as Portarias n.os 326/2013, de 1 de novembro, e 36/2014, de 14 de fevereiro, correspondendo uma unidade de crédito a cinco horas de formação. Pelo exposto, a presente ação, em vez de atribuir 1,0 créditos, passa a atribuir 2,0 créditos.