Atribuição de 1,6 Unidades de Crédito
(Válido para Treinadores de Grau I/II/III/IV)
Objetivo Geral
Desenvolver competências gerais nos formandos para o devido entendimento e construção da confiança nos praticantes/atletas.
Objetivos Específicos
No final da formação os formandos devem:
- Conhecer o conceito de confiança no desporto;
- Conhecer algumas das teorias explicativas da confiança no desporto;
- Ser capazes de utilizar as estratégias adequadas para construir e gerir a confiança dos praticantes/atletas;
- Ser capazes de interpretar e intervir em casos práticos de praticantes/atletas no âmbito da confiança no desporto.
Programa
1. Conceito confiança no desporto
2. Modelos e teorias explicativas da autoconfiança no desporto e diretrizes de atuação para o treinador
2.1 Modelo de confiança no desporto
2.1.1 Análise de caso e intervenção do treinador
2.2 Teoria da autoeficácia
2.2.1 Análise de caso e intervenção do treinador
Formadora
Mestre Inês Vigário | ||
- Licenciada em Psicologia pela Universidade de Évora (UÉ) e Mestre em Psicologia do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH); - Docente no CET de Técnico de Exercício Físico da Fitness Academy; - Formadora nas temáticas da Psicologia do Desporto na Confederação do Desporto de Portugal (CDP); - Psicóloga do Desporto e do Exercício integrada nos staffs técnicos de três equipas (judo, patinagem artística sobre rodas e voleibol de praia) e em prática privada com atletas e treinadores de formação e alto rendimento; - Orientadora OPP de estágios em Psicologia do Desporto. |
Público Alvo
- Treinadores de Desporto;
- Atletas;
- Outros interessados.
Datas e Horário
19 de maio de 2020, das 21h00 às 23h00 - Sessão síncrona, 2 horas (online)
21 de maio de 2020, das 21h00 às 23h00 - Sessão síncrona, 2 horas (online)
26 de maio de 2020, das 21h00 às 23h00 - Sessão síncrona, 2 horas (online)
Duração da Ação
8 Horas
Modalidade e forma de organização
Ação de formação contínua em regime de e-learning
Metodologia de Formação
Metodologia prática, voltada para a ação, geradora de experiência e ação. A metodologia da formação é predominantemente participativa e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas dos formandos, assim como na troca de experiências entre estes e o formador. Os métodos a utilizar serão o expositivo e participativo/activo.
Metodologias de Avaliação
Avaliação baseada em perguntas aos formandos e na participação e envolvimento destes na resolução dos problemas relativos aos trabalhos e exercícios práticos, com o intuito de avaliar a aquisição, compreensão e aplicação prática dos conteúdos, bem como o alcance dos objetivos específicos.
O aproveitamento do formando depende da realização, entrega e avaliação de duas fichas de trabalho, de acordo com o seguinte:
- 1ª ficha de trabalho a realizar após a segunda sessão e devendo ser entregue até ao início da terceira sessão
- 2ª ficha de trabalho a realizar após a terceira sessão e devendo ser entregue até ao final do dia 31 de maio de 2020
LocalFormação realizada em regime de e-learning
Data Limite de Inscrição
13 de maio de 2020
Número Mínimo de Formandos
8
Número Máximo de Formandos
15
Investimento
40€
Observações
As confirmações de inscrição ficam dependentes dos respetivos pagamentos e são realizadas por ordem de chegada, até ser atingido o número máximo de formandos.
A presente formação é realizada em regime de e-learning, sendo constituída por três sessões síncronas e realização de duas fichas de trabalho, de forma autónoma, por parte do formando.
Considerando o Decreto-Lei nº 18-A/2020, em particular o seu artigo 6º, as ações de formação à distância realizadas desde o dia 13 de março de 2020 são equiparadas a ações de formação presencial para efeitos de determinação do número de horas necessárias à obtenção de unidades de crédito de formação contínua, com vista à revalidação do título profissional de treinador de desporto, bem como do título profissional de diretor técnico e de técnico de exercício físico, a que se reportam, respetivamente, as Portarias n.os 326/2013, de 1 de novembro, e 36/2014, de 14 de fevereiro, correspondendo uma unidade de crédito a cinco horas de formação. Pelo exposto, a presente ação, em vez de atribuir 0,8 créditos, passa a atribuir 1,6 créditos.