Atribuição de 2,0 Unidades de Crédito
(Válido para Treinadores de Grau I/II/III/IV)
Objetivo Geral
Dotar os formandos de competências ao nível do processo comunicacional.
Objetivos Específicos
No final da formação os formandos devem:
- Ser capazes de descrever os elementos no processo de comunicação;
- Conseguir identificar os tipos de comunicação;
- Conseguir identificar as 3 dimensões da comunicação;
- Conseguir identificar os estilos comunicacionais na liderança;
- Ser capazes de implementar um sistema de avaliação do comportamento do treinador.
Programa
A comunicação no Processo Relacional:
1. Comunicação, relação e os 6 elementos no processo de comunicação
2. Os tipos de comunicação, comunicação inter e intrapessoal e fontes de ruído
3. As 3 dimensões da comunicação, comunicação não verbal e técnicas comunicacionais eficazes
4. Os estilos comunicacionais na liderança
5. Sistema de avaliação do comportamento do treinador
FormadorMestre Pedro Assis | ||
- Pós-Graduação em Psicologia do Desporto e da Atividade Física pelo ISPA - Licenciatura e Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde pela UFP - Certificado em Alto Rendimento Desportivo pelo FCBarcelona Innovation HUB - Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses - Formador e palestrante sobre diversos temas relacionados com a psicologia e desporto - Orientador de estágios académicos e profissionais |
Público Alvo
- Treinadores;
- Outros interessados.
Datas e Horário
18 de maio de 2020, das 21h00 às 23h00 - Sessão síncrona, 2 horas (online)
21 de maio de 2020, das 21h00 às 23h00 - Sessão síncrona, 2 horas (online)
25 de maio de 2020, das 21h00 às 23h00 - Sessão síncrona, 2 horas (online)
Duração da Ação
10 Horas
Modalidade e forma de organização
Ação de formação contínua em regime de e-learning
Metodologia de Formação
Metodologia prática, voltada para a ação, geradora de experiência e ação. A metodologia da formação é predominantemente participativa e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas dos formandos, assim como na troca de experiências entre estes e o formador. Os métodos a utilizar serão o expositivo e participativo/ativo.
Metodologias de Avaliação
Avaliação baseada em perguntas aos formandos e na participação e envolvimento destes na resolução dos problemas relativos aos trabalhos e exercícios práticos, com o intuito de avaliar a aquisição, compreensão e aplicação prática dos conteúdos, bem como o alcance dos objetivos específicos.
O aproveitamento do formando depende da realização, entrega e avaliação de dois trabalhos, de acordo com o seguinte:
- 1º trabalho a realizar após a primeira sessão e devendo ser entregue até ao início da segunda sessão
- 2º trabalho a realizar após a segunda sessão e devendo ser entregue até ao início da terceira sessão
LocalFormação realizada em regime de e-learning
Data Limite de Inscrição
13 de maio de 2020
Número Mínimo de Formandos
8
Número Máximo de Formandos
15
Investimento
50€
ObservaçõesAs confirmações de inscrição ficam dependentes dos respetivos pagamentos e são realizadas por ordem de chegada, até ser atingido o número máximo de formandos.
A presente formação é realizada em regime de e-learning, sendo constituída por três sessões síncronas e realização de dois trabalhos, de forma autónoma, por parte do formando.
Considerando o Decreto-Lei nº 18-A/2020, em particular o seu artigo 6º, as ações de formação à distância realizadas desde o dia 13 de março de 2020 são equiparadas a ações de formação presencial para efeitos de determinação do número de horas necessárias à obtenção de unidades de crédito de formação contínua, com vista à revalidação do título profissional de treinador de desporto, bem como do título profissional de diretor técnico e de técnico de exercício físico, a que se reportam, respetivamente, as Portarias n.os 326/2013, de 1 de novembro, e 36/2014, de 14 de fevereiro, correspondendo uma unidade de crédito a cinco horas de formação. Pelo exposto, a presente ação, em vez de atribuir 1,0 créditos, passa a atribuir 2,0 créditos.