Atribuição de 0,6 Unidades de Crédito
(Válido para Treinadores de Grau I/II/III/IV)
Se perguntar a um grupo de treinadores qual a parte mais desafiadora do seu trabalho, provavelmente afirmarão: são os pais.
O Triângulo Desportivo pretende caracterizar os relacionamentos existentes entre as três partes (treinador, pais e atletas) e, simultaneamente, chamar a atenção para as consequências que daí podem advir para o desenvolvimento dos atletas.
..Embora os comportamentos negativos dos pais nunca venham a ser completamente eliminados no desporto infanto-juvenil, muito pode ser conseguido educando os pais e melhorando as linhas de comunicação entre pais, técnicos e organizadores.
Nesta formação, com bases na psicologia, iremos trabalhar sobre casos práticos, convidando o formando a trabalhar sobre casos de estudo para seu enriquecimento formativo.
Objetivo Geral
Dotar os formandos de competências motivacionais de excelência para o exercicio da sua função de treinador, sobretudo na relação com os atletas e no envolvimento parental na prática desportiva.
Objetivos Específicos
No final da sessão os formandos devem:
- Identificar as competências psicológicas dos atletas com quem trabalham
- Conhecer e concretizar os aspetos orientadores da sua motivação
- Conhecer aspetos comportamentais dos pais
- Saber gerir uma comunicação eficaz com os seus atletas e pais
- Conhecer os aspetos práticos da teoria da Auto-determinação
Programa
- Arquitetura psicológica dos atletas
Competências psicológicas e o sucesso desportivo na tríade Atletas-Pais-Treinador
- A Participaçao dos Pais no desporto dos jovens atletasRelação ente a influência parental e a motivação no desporto
Classificação comportamental dos pais
Estratégias para o treinador aumentar a eficácia de comunicação com os pais
Formadora
Dr.ª Sónia Ventura |
||
- Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta; - Formadora em desenvolvimento pessoal e profissional em contextos desportivos, educativos, empresariais e da saúde; - Investigadora em Educação no âmbito do Doutoramento em Psicologia da Educação, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; - Consultora em Educação e Supervisora de Equipas Multidisciplinares em Acolhimento de Crianças e Jovens em Risco; - Ex-atleta de basquetebol e de Patinagem de Velocidade; - Ex-treinadora de Iniciação à Patinagem e de equipas Patinagem de Velocidade. |
Público Alvo
- Treinadores;
- Outros interessados.
Datas e Horário
28 de fevereiro de 2020, das 20h00 às 23h30 (inclui pausa)
Duração da Ação
3 Horas
Modalidade e forma de organização
Formação contínua e presencial
Metodologia de Formação
Metodologia prática, voltada para a ação, geradora de experiência e ação. A metodologia da formação é predominantemente participativa e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas dos formandos, assim como na troca de experiências entre estes e o formador. Os métodos a utilizar serão o expositivo e participativo/activo.
Metodologias de Avaliação
Avaliação baseada em perguntas aos formandos e na participação e envolvimento destes na sessão, com o intuito de avaliar a aquisição e compreensão dos conteúdos, bem como o alcance dos objetivos específicos.
Entidades Parceiras
Câmara Municipal de Torres Vedras
Sporting Clube de Torres
Local
Junta de Freguesia de São Pedro Santa Maria e Matacães
Rua Vítor Cesário da Fonseca, nº 3 B
2560-689
Data Limite de Inscrição
23 de fevereiro de 2020
Número Mínimo de Formandos
12
Investimento
5€
Observações
As confirmações de inscrição ficam dependentes dos respetivos pagamentos e são realizadas por ordem de chegada, até ser atingido o número máximo de formandos.