Atribuição de 2 Unidades de Crédito
(Válido para Treinadores de Grau I/II/III/IV)
ATENÇÃO:
Esta acção destina-se exclusivamente a Agentes Desportivos do Concelho de Almada
A Habilidade de motivar está ligada à capacidade de conhecer pessoas.
Quando se fala em liderança de um grupo de atletas, a habilidade de motivar é um dos primeiros requisitos que nos surge. Contudo, como podemos desenvolver esta capacidade? Activar esta capacidade requer conhecimento de si próprio e dos atletas, das pessoas, entendendo que elas são diferentes nas suas motivações essenciais, mesmo que desempenhem a mesma tarefa e/ou queiram alcançar o mesmo objetivo.
Nesta formação, com bases na psicologia, iremos trabalhar sobre casos práticos, convidando o formando a trabalhar sobre casos de estudo para seu enriquecimento formativo.
Objetivo Geral
Dotar os formandos das competências necessárias para a melhoria da gestão da motivação.
Objetivos Específicos
No final da formação os formandos devem:
- Identificar diferentes perfis de pessoas;
- Identificar as suas motivações pessoais;
- Saber motivar sem manipulação;
- Reconhecer os desafios que impedem a motivação.
Programa
- Conhecer-me a mim mesmo e os outros:
Teoria Disc – análise do perfil comportamental,
Estrutura de Carácter: Teoria dos Perfis (psicologia corporal) – análise corporal e psico-emocional,
Análise das motivações e desmotivações por perfil;
- Apresentação de caso de estudo – motivar um jovem atleta:
Fases de desenvolvimento psicossocial no adolescente,
Hierarquia das Necessidades correlacionando-as com as emoções primárias,
Trabalho de grupo – criação de plano motivacional.
Formadora
Dr.ª Maria Bartolomeu | ||
- Pós graduada em Psicoterapia em Biossíntese (psicoterapia corporal) - Pós graduada em Marketing e negócios internacionais - Licenciada em Marketing e Licenciada em Publicidade - Foi Directora da Academia de formação do Holmes Place e activista junto do Governo Português para a questão das cédulas profissionais PROCAFD - É Professora Assistente Convidada na Universidade Atlântica, para as disciplinas marketing social e marketing relacional - É formadora com CCP e ministra formações nas áreas de gestão de emoções, gestão de recursos humanos, marketing, gestão da formação, entre outras. - Actualmente exerce como psicoterapeuta e é consultora de marketing e formação para o mercado da saúde, desporto e bem estar. |
Público Alvo
- Treinadores;
- Outros interessados.
Datas e Horário
15 de Dezembro de 2017, das 19h30 às 23h00 (inclui pausa)
16 de Dezembro de 2017, das 09h00 às 12h45 e das 14h00 às 17h45 (inclui pausas de manhã e de tarde)
Duração da Ação
10 Horas
Modalidade e forma de organização
Ação de formação contínua e presencial
Metodologia de Formação
Metodologia prática, voltada para a ação, geradora de experiência e ação. A metodologia da formação é predominantemente participativa e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas dos formandos, assim como na troca de experiências entre estes e o formador. Os métodos a utilizar serão o expositivo e participativo/activo.
Metodologias de Avaliação
Avaliação baseada em perguntas aos formandos e na participação e envolvimento destes na resolução dos problemas relativos aos trabalhos e exercícios práticos, com o intuito de avaliar a aquisição, compreensão e aplicação prática dos conteúdos, bem como o alcance dos objectivos específicos.
Entidade Parceira
Câmara Municipal de Almada
Local
Biblioteca Municipal Maria Lamas
Rua do Moinho ao Raposo
2825-016 Caparica
Coordenadas GPS: 38° 40' 9.168" N 9° 11' 29.536" W
Data Limite de Inscrição
13 de Dezembro de 2017
Número Mínimo de Formandos
12
Observações
Ação gratuita e exclusiva para agentes desportivos do Concelho de Almada.
As confirmações de inscrição são realizadas por ordem de chegada, até ser atingido o número máximo de formandos.