Atribuição de 1,4 Unidades de Crédito
(Válido para Treinadores de Grau I/II/III/IV)
A comunicação empática é bastante útil para todos que queiram encontrar uma forma de resolver conflitos, conectarem-se com os atletas, ligarem-se às suas necessidades genuínas.
A sua base foi desenvolvido por Marshall Rosenberg com a sua pesquisa sobre Comunicação Não Violenta.
Em 4 passos poderá aprender a falar o importante sem que o outro se sinta culpado, humilhado, envergonhado, ameaçado e ainda pode ensiná-lo a quem se relaciona, contribuindo ativamente para a promoção de um clima desportivo ainda mais cooperativo e humano.
Esta ação de formação é totalmente vivencial (prática) com dinâmicas de grupo constantes.
Objetivo Geral
Dotar os formandos de competências comunicacionais para aprimorar os seus relacionamentos profissionais e pessoais.
Objetivos Específicos
No final da formação os formandos devem:
- Ter mais segurança ao comunicar com pessoas difíceis e desafiadoras;
- Ser capazes de identificar e expressar as suas necessidades;
- Conseguir entender melhor os motivos do comportamento aparentemente ‘estranho’ das outras pessoas;
- Ser capazes de procurar um clima de cooperação e de valorização;
- Ser capazes de lidar com situações desafiadoras e resolver conflitos de forma construtiva.
Programa
- Levantamento entre os participantes dos desafios e conflitos mais comuns na interação treinador/atletas, treinador/pais
- Experiênciar os conceitos de empatia
- Os Principais Bloqueadores da comunicação na ligação ao outro
- Caso prático e Role Play
- Os tipos de linguagem: a conectada e a desconectada
- Caso prático e Role Play
- O método dos 4 passos da comunicação empática ou autêntica: Observação, sentimento, necessidade, ação (pedido)
- Experimentação do método (vivencial), a comunicação autêntica em ação
Formadora
Dr.ª Maria Bartolomeu | ||
- Pós graduada em Psicoterapia em Biossíntese (psicoterapia corporal) - Pós graduada em Marketing e negócios internacionais - Licenciada em Marketing e Licenciada em Publicidade - Foi Directora da Academia de formação do Holmes Place e activista junto do Governo Português para a questão das cédulas profissionais PROCAFD - É Professora Assistente Convidada na Universidade Atlântica, para as disciplinas marketing social e marketing relacional - É formadora com CCP e ministra formações nas áreas de gestão de emoções, gestão de recursos humanos, marketing, gestão da formação, entre outras. - Actualmente exerce como psicoterapeuta e é consultora de marketing e formação para o mercado da saúde, desporto e bem estar. |
Público Alvo
- Treinadores;
- Outros interessados.
Datas e Horário
03 de Junho de 2017, das 09h30 às 13h15 e das 14h15 às 18h00 (inclui pausas de manhã e de tarde)
Duração da Ação
7 Horas
Modalidade e forma de organização
Ação de formação contínua e presencial
Metodologia de Formação
Metodologia prática, voltada para a ação, geradora de experiência e ação. A metodologia da formação é predominantemente participativa e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas dos formandos, assim como na troca de experiências entre estes e o formador. Os métodos a utilizar serão o expositivo e participativo/activo.
Metodologias de Avaliação
Avaliação baseada em perguntas aos formandos e na participação e envolvimento destes na resolução dos problemas relativos aos trabalhos e exercícios práticos, com o intuito de avaliar a aquisição, compreensão e aplicação prática dos conteúdos, bem como o alcance dos objectivos específicos.
Entidade Parceira
Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo do
Instituto Português do Desporto e Juventude
Local
Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo do
Instituto Português do Desporto e Juventude
Rua de Moscavide, Lote 47101
1998-011 Lisboa
Data Limite de Inscrição
24 de Maio de 2017
Número Mínimo de Formandos
12
Investimento
45€
Observações
As confirmações de inscrição ficam dependentes dos respetivos pagamentos e são realizadas por ordem de chegada, até ser atingido o número máximo de formandos.