Atribuição de 2 Unidades de Crédito
(Válido para Treinadores de Grau I/II/III/IV)
A Habilidade de motivar está ligada à capacidade de conhecer pessoas.
Quando se fala em liderança de um grupo de atletas, a habilidade de motivar é um dos primeiros requisitos que nos surge. Contudo, como podemos desenvolver esta capacidade? Activar esta capacidade requer conhecimento de si próprio e dos atletas, das pessoas, entendendo que elas são diferentes nas suas motivações essenciais, mesmo que desempenhem a mesma tarefa e/ou queiram alcançar o mesmo objetivo.
Nesta formação, com bases na psicologia, iremos trabalhar sobre casos práticos, convidando o formando a trabalhar sobre casos de estudo para seu enriquecimento formativo.
Objetivo Geral
Dotar os formandos das competências necessárias para a melhoria da gestão da motivação.
Objetivos Específicos
No final da formação os formandos devem:
- Identificar diferentes perfis de pessoas;
- Identificar as suas motivações pessoais;
- Saber motivar sem manipulação;
- Reconhecer os desafios que impedem a motivação.
Programa
- Conhecer-me a mim mesmo e os outros:
Teoria Disc – análise do perfil comportamental,
Estrutura de Carácter: Teoria dos Perfis (psicologia corporal) – análise corporal e psico-emocional,
Análise das motivações e desmotivações por perfil;
- Apresentação de caso de estudo – motivar um jovem atleta:
Fases de desenvolvimento psicossocial no adolescente,
Hierarquia das Necessidades correlacionando-as com as emoções primárias,
Trabalho de grupo – criação de plano motivacional.
Formadora
Dr.ª Maria Bartolomeu | ||
- Pós graduada em Psicoterapia em Biossíntese (psicoterapia corporal) - Pós graduada em Marketing e negócios internacionais - Licenciada em Marketing e Licenciada em Publicidade - Foi Directora da Academia de formação do Holmes Place e activista junto do Governo Português para a questão das cédulas profissionais PROCAFD - É formadora com CCP e ministra formações nas áreas de gestão de emoções, gestão de recursos humanos, marketing, gestão da formação, entre outras. - Actualmente exerce como psicoterapeuta e é consultora de marketing e formação para o mercado da saúde, desporto e bem estar. |
Público Alvo
- Treinadores;
- Outros interessados.
Datas e Horário
18 de Novembro de 2016, das 19h30 às 23h00 (inclui pausa)
19 de Novembro de 2016, das 09h00 às 12h45 e das 14h00 às 17h45 (inclui pausas de manhã e de tarde)
Duração da Ação
10 Horas
Modalidade e forma de organização
Ação de formação contínua e presencial
Metodologia de Formação
Metodologia prática, voltada para a ação, geradora de experiência e ação. A metodologia da formação é predominantemente participativa e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas dos formandos, assim como na troca de experiências entre estes e o formador. Os métodos a utilizar serão o expositivo e participativo/activo.
Metodologias de Avaliação
Avaliação baseada em perguntas aos formandos e na participação e envolvimento destes na resolução dos problemas relativos aos trabalhos e exercícios práticos, com o intuito de avaliar a aquisição, compreensão e aplicação prática dos conteúdos, bem como o alcance dos objectivos específicos.
Entidade Parceira
Fundação Inatel
Local
Campo de Jogos 1º de Maio
Academia Inatel
Lisboa
Data Limite de Inscrição
Não aplicável
Número Mínimo de Formandos
12
Investimento
60€
Observações
As confirmações de inscrição ficam dependentes dos respetivos pagamentos e são realizadas por ordem de chegada, até à lotação máxima da sala.