Atribuição de 2 Unidades de Crédito
(Válido para Diretores Técnicos e Técnicos de Exercício)
Objetivo Geral
Dotar os formandos dos conhecimentos necessários para compreender e saber desenvolver um plano de marketing para organizações desportivas.
Objetivos Específicos
No final da formação os formandos devem:
- Ter noções de marketing, marketing de serviços e marketing nas redes sociais;
- Ter noções do sector do desporto, gestão e estratégia;
- Conhecer a estrutura de um Plano de Marketing, do conteúdo que o mesmo deve conter e deste, qual o mais importante para o sector do desporto;
- Saber construir um plano de marketing;
- Ter noções de como definir objectivos de marketing e planos de ação;
- Ter noções sobre como definir a oferta;
- Saber coligir informação para estruturar um plano de marketing;
- Ter noções de como implementar um plano de marketing.
Programa
- O que é o Marketing?
- Algumas noções
- Um olhar sobre a gestão e a estratégia
- Desenvolvimento de um plano de marketing estratégico
- Caracterização da Organização Desportiva
- Definição do público-alvo / mercado
- Identificação da concorrência
- Oferta
- Definição dos objectivos de marketing
- Definição de planos de ação
- Orçamento de marketing
- Elaboração do plano
- Implementação do plano
- Análise de exemplos
Formador
Mestre Horácio Lopes | ||
- Licenciado em Gestão, Mestre em Gestão e em Marketing Desportivo. - Actua em organismos desportivos desde 1992 e teve cargos nos mais variados órgãos de clubes, associações e federações desportivas. - Foi director desportivo de 2 federações desportivas nacionais e esteve envolvido na organização de múltiplos eventos desportivos nacionais e internacionais. - É formador com CCP e ministra formações nas áreas de gestão, marketing, eventos e projetos. - Actualmente é gestor de uma empresa que faz a gestão de projetos de internet e marketing. - Com uma postura eminentemente prática, procura aliar sempre a fundamentação teórica com a contextualização prática, focando-se na eficácia. |
Público Alvo
- Dirigentes e técnicos de Federações, Clubes, Associações;
- Directores Técnicos;
- Técnicos de Exercício Físico (TEF)
- Outros Interessados.
Datas e Horário
30 de Setembro de 2016, das 19h30 às 23h00 (inclui pausa)
01 de Outubro de 2016, das 09h00 às 12h45 e das 14h00 às 17h45 (inclui pausas de manhã e de tarde)
Duração da Ação
10 Horas
Modalidade e forma de organização
Ação de formação contínua e presencial
Metodologia de Formação
Metodologia prática, voltada para a ação, geradora de experiência e ação. A metodologia da formação é predominantemente participativa e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas dos formandos, assim como na troca de experiências entre estes e o formador. Os métodos a utilizar serão o expositivo e participativo/activo.
Metodologias de Avaliação
Avaliação baseada em perguntas aos formandos e na participação e envolvimento destes na resolução dos problemas relativos aos trabalhos e exercícios práticos, com o intuito de avaliar a aquisição, compreensão e aplicação prática dos conteúdos, bem como o alcance dos objectivos específicos.
Entidade Parceira
Instituto Português do Desporto e Juventude
Local (Mapa)
Instituto Português do Desporto e Juventude
Direção Regional Norte
Rua Rodrigues Lobo, 98
4150-638 Porto
Data Limite de Inscrição
21 de Setembro de 2016
Número Mínimo de Formandos
12
Investimento
60€