Atribuição de 2 Unidades de Crédito
(Válido para Diretores Técnicos, Técnicos de Exercício e treinadores de Grau I/II/III/IV)
Objetivo Geral
Dotar os participantes dos conhecimentos necessários para compreender, enquadrar e saber elaborar uma proposta de patrocínio desportivo.
Objetivos Específicos
No final da formação os formandos devem:
- Ter noções de base de marketing;
- Conhecer a fundamentação teórica por detrás de um patrocínio;
- Perceber de que modo se planeia um patrocínio na perspectiva da empresa que patrocina;
- Saber qual a estrutura ideal para uma proposta de patrocínio;
- Perceber como é feita a avaliação de patrocínios;
- Saber elaborar uma proposta de patrocínio.
Programa
A – O que é o Marketing - 60 minutos
(O que deve o Marketing fazer; Segmentação, targeting e posicionamento; Estudos de mercado; Comportamento dos consumidores; Marcas e Cores; Papéis do consumidor)
B – O que é um Patrocínio - 120 minutos
(Definição, Enquadramento Legal, Patrocínios x Marketing, O Mix de Comunicação, Tipos de Patrocínio, Tipos de retorno e benefícios, Vantagens, Categorias de Patrocínio)
C – Planeamento de Patrocínios - 105 minutos
(Elementos a ter em conta, Objectivos do patrocínio - Ambush Marketing, Processo de selecção, Activação de Patrocínios, Processo de Patrocínio);
D – Proposta de Patrocínio - 135 minutos
(Estrutura ideal, o elevator pitch)
E – Avaliação de Patrocínios - 30 minutos
F – Análise de exemplos - 60 minutos
G – Prática - 90 minutos
Formador
Mestre Horácio Lopes | ||
- Licenciado em Gestão, Mestre em Gestão e em Marketing Desportivo. - Actua em organismos desportivos desde 1992 e teve cargos nos mais variados órgãos de clubes, associações e federações desportivas. - Foi director desportivo de 2 federações desportivas nacionais e esteve envolvido na organização de múltiplos eventos desportivos nacionais e internacionais. - É formador com CCP e ministra formações nas áreas de gestão, marketing, eventos e projetos. - Actualmente é gestor de uma empresa que faz a gestão de projetos de internet e marketing. - Com uma postura eminentemente prática, procura aliar sempre a fundamentação teórica com a contextualização prática, focando-se na eficácia. |
Público Alvo
- Directores Técnicos de Federações, Clubes, Associações, Ginásios e de empresas de organização de eventos desportivos;
- Técnicos de Exercício Físico (TEF);
- Dirigentes de Federações, Clubes e Associações;
- Treinadores;
- Outros interessados.
Datas e Horário
29 de Abril de 2016, das 19h30 às 23h00 (inclui pausa)
30 de Abril de 2016, das 10h00 às 13h30 e das 14h30 às 18h15 (inclui pausas de manhã e de tarde)
Duração da Ação
10 Horas
Modalidade e forma de organização
Ação de formação contínua e presencial
Metodologia de Formação
Metodologia prática, voltada para a ação, geradora de experiência e ação. A metodologia da formação é predominantemente participativa e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas dos formandos, assim como na troca de experiências entre estes e o formador. Os métodos a utilizar serão o expositivo e participativo/activo.
Metodologias de Avaliação
Avaliação baseada em perguntas aos formandos e na participação e envolvimento destes na resolução dos problemas relativos aos trabalhos e exercícios práticos, com o intuito de avaliar a aquisição, compreensão e aplicação prática dos conteúdos, bem como o alcance dos objectivos específicos.
Entidade Parceira
Fundação Inatel
Local
Campo de Jogos 1º de Maio
Academia Inatel
Lisboa
Data Limite de Inscrição
20 de Abril de 2016
Número Mínimo de Formandos
12
Investimento
Até 13 de Abril de 2016: 60€
Após 13 de Abril de 2016: 75€00