Atribuição de 4,4 Unidades de Crédito
Objectivo Geral
Dotar os formandos das competências necessárias para uma correcta análise dos princípios mecânicos e anatómofisiológicos que servem de base à análise do movimento no Ténis, bem como garantir a aplicação prática dos mesmos com incidência nas componentes críticas de cada estágio de desenvolvimento dos diversos movimentos técnicos do Ténis.
Objectivos Específicos
No final da formação os formandos devem:
- Dominar os princípios mecânicos e anatómicos de análise de um movimento no Ténis;
- Aplicar os princípios às componentes críticas fundamentais de cada movimento e à movimentação no Ténis;
- Saber organizar as componentes críticas de cada movimento tendo em vista uma lógica de desenvolvimento técnico da base ao topo.
Programa
- Abordagem e explicação dos princípios fundamentais por trás da análise de todos os batimentos;
- Exemplos de aplicação dos princípios a qualquer movimento desportivo;
- Análise detalhada de todos os movimentos do Ténis, nomeadamente: a direita, a esquerda a duas mãos, a esquerda a uma mão, os volleys, o serviço, o smash, o slice, o amortie, o drive-volley, a resposta ao serviço e a movimentação e trabalho de pés geral e específica de cada situação;
- Ordem de progressão aconselhada para cada um dos batimentos de modo a chegar ao resultado final esperado;
- Estratégias para o desenvolvimento dos diversos pormenores dos diversos batimentos por fases de desenvolvimento.
- Desenvolvimento da capacidade de analise de batimentos, elaborando uma ordem nas prioridades de trabalho dos mesmos
- Implicações tácticas das questões técnicas principais
- Linhas gerais e exemplos para desenvolvimento das qualidades físicas tendo como base a análise e caracterização dos batimentos feita anteriormente. Quais os músculos que trabalham e como? Como desenvolvemos um atleta equilibrado?
Formador
Dr. César Coutinho | ||
- Licenciado em Ciências do Desporto e Mestre em Treino Desportivo (Jovem atleta) na FMH - UL - Doutorando em Biomecânica do Desporto aplicada ao Ténis na University of Western Australia - Treinador nível 3 da Federação Portuguesa de Ténis - Professor Universitário na FMH responsável pela cadeira de Ténis nos diversos níveis (básico, especialização e Mestrado) entre 2004 e 2013 - Treinador de base de vários atletas em percurso de alto rendimento, entre eles Gastão Elias 2004-2007 - Consultor de atletas de alto rendimento em diversos países, entre eles Tommy Robredo, Casey Dellacqua, Michelle Brito, etc - Autor do primeiro livro sobre treino Desportivo publicado em Português e apoiado pelas federações Portuguesa e Brasileira. Co-autor e editor dos 3 livros do Seminário Investigação e Ténis realizados na FMH |
Público Alvo
- Treinadores de Ténis;
- Outros Interessados.
Datas e Horário
24 de Setembro de 2015, das 10h30 às 13h00 (sala) e das 14h00 às 16h30 (campo)
25 de Setembro de 2015, das 10h30 às 13h00 (sala) e das 14h00 às 16h30 (campo)
26 de Setembro de 2015, das 13h00 às 16h00 (sala) e das 17h00 às 20h00 (campo)
27 de Setembro de 2015, das 13h00 às 16h00 (sala) e das 17h00 às 20h00 (campo)
Duração da Acção
22 Horas
Modalidade e forma de organização
Acção de formação contínua e presencial
Metodologia de Formação
Metodologia prática, voltada para a acção, geradora de experiência e acção. A metodologia da formação é predominantemente participativa e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas dos formandos, assim como na troca de experiências entre estes e o formador. Os métodos a utilizar serão o expositivo e participativo/activo.
Metodologias de Avaliação
Avaliação baseada em perguntas aos formandos e na participação e envolvimento destes na resolução dos problemas relativos aos trabalhos e exercícios práticos, com o intuito de avaliar a aquisição, compreensão e aplicação prática dos conteúdos, bem como o alcance dos objectivos específicos.
Entidade Parceira
Não aplicável
Local
Centro de Estágio do Jamor
Cruz Quebrada
Data Limite de Inscrição
Não aplicável
Número Mínimo de Formandos
8
Observações
Com a realização deste curso obterá 4,4 UC's (Unidades de Crédito), sendo os créditos válidos para Treinadores de Grau I, II, III e IV.