CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Curso Homologado pelo IPDJ, I. P.
Atribuição de 2 Unidades de Crédito
Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P.

Objectivo Geral

Dotar os participantes dos conhecimentos necessários para compreender, enquadrar e saber elaborar uma proposta de patrocínio desportivo.

Objectivos Específicos

No final da formação os formandos devem:

- Ter noções de base de marketing;

- Conhecer a fundamentação teórica por detrás de um patrocínio;

- Perceber de que modo se planeia um patrocínio na perspectiva da empresa que patrocina;

- Saber qual a estrutura ideal para uma proposta de patrocínio;

- Perceber como é feita a avaliação de patrocínios;

- Saber elaborar uma proposta de patrocínio.

Programa

A – O que é o Marketing - 60 minutos
(O que deve o Marketing fazer; Segmentação, targeting e posicionamento; Estudos de mercado; Comportamento dos consumidores; Marcas e Cores; Papéis do consumidor)

B – O que é um Patrocínio - 120 minutos
(Definição, Enquadramento Legal, Patrocínios x Marketing, O Mix de Comunicação, Tipos de Patrocínio, Tipos de retorno e benefícios, Vantagens, Categorias de Patrocínio)

C – Planeamento de Patrocínios - 105 minutos
(Elementos a ter em conta, Objectivos do patrocínio - Ambush Marketing, Processo de selecção, Activação de Patrocínios, Processo de Patrocínio);

D – Proposta de Patrocínio - 135 minutos
(Estrutura ideal, o elevator pitch)

E – Avaliação de Patrocínios - 30 minutos

F – Análise de exemplos - 60 minutos

G – Prática - 90 minutos

Formador

Mestre Horácio Lopes    
Foto de Perfil do Formador Horácio Lopes  

- Licenciado em Gestão, Mestre em Gestão e em Marketing Desportivo.

- Actua em organismos desportivos desde 1992 e teve cargos nos mais variados órgãos de clubes, associações e federações desportivas.

- Foi director desportivo de 2 federações desportivas nacionais e esteve envolvido na organização de múltiplos eventos desportivos nacionais e internacionais.

- É formador com CCP e ministra formações nas áreas de gestão, marketing, eventos e projetos.

- Actualmente é gestor de uma empresa que faz a gestão de projetos de internet e marketing.

- Com uma postura eminentemente prática, procura aliar sempre a fundamentação teórica com a contextualização prática, focando-se na eficácia.

Público Alvo

- Directores Técnicos de Federações, Clubes, Associações, Ginásios e de empresas de organização de eventos desportivos;

- Técnicos de Exercício Físico (TEF);

- Dirigentes de Federações, Clubes e Associações;

- Treinadores;

- Outros interessados.

Datas e Horário

10 de Julho de 2015, das 19h30 às 23h00 (inclui pausa)

11 de Julho de 2015, das 09h00 às 12h45 e das 14h00 às 17h45 (inclui pausas de manhã e de tarde)

Duração da Acção

10 Horas

Modalidade e forma de organização

Acção de formação contínua e presencial

Metodologia de Formação

Metodologia prática, voltada para a acção, geradora de experiência e acção. A metodologia da formação é predominantemente participativa e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas dos formandos, assim como na troca de experiências entre estes e o formador. Os métodos a utilizar serão o expositivo e participativo/activo.

Metodologias de Avaliação

Avaliação baseada em perguntas aos formandos e na participação e envolvimento destes na resolução dos problemas relativos aos trabalhos e exercícios práticos, com o intuito de avaliar a aquisição, compreensão e aplicação prática dos conteúdos, bem como o alcance dos objectivos específicos.

Entidade Parceira

Não aplicável

Local (Mapa)

Seminário de Vilar - Casa Diocesana

Rua Arcediago Van Zeller, 50

4050-621 Porto

Data Limite de Inscrição

Não aplicável

Investimento

Público em geral: 80€ (Valor isento de IVA)

Associados CDP, Associados AGAP, Ex-formandos e estudantes: 70€00 (Valor isento de IVA)

Observações

São considerados Associados CDP, todos os agentes desportivos que desempenhem funções nas Federações Desportivas associadas da CDP, bem como nos restantes Organismos ligados a estas, tais como Associações e Clubes.

São considerados Associados AGAP, todos os agentes desportivos que desempenhem funções em Instituições associadas da Associação de Empresas de Ginásios e Academias de Portugal (AGAP).

São considerados estudantes todos os alunos até ao grau de mestre (incluído), desde que não desempenhem nenhuma actividade profissional (devendo comprovar essas condições).

Com a realização deste curso obterá 2 UC's (Unidades de Crédito), sendo os créditos válidos para Directores Técnicos, Técnicos de Exercício Físico e Treinadores de Grau I, II, III e IV.