CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Curso Homologado pelo IPDJ, I. P.
Atribuição de 2 Unidades de Crédito
Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P.

Objectivo Geral

Desenvolver competências com vista à melhoria no planeamento e gestão de eventos desportivos

Objectivos Específicos

No final da formação os formandos devem:

- Conhecer indicadores objetivos na definição de níveis de alunos para melhor organizar os grupos dentro de uma escola de ténis;
- Ser capazes de desenvolver estratégias de planeamento, dinamização e teste de objectivos específicos a serem atingidos a curto, médio e longo prazo, mantendo os atletas motivados e ligados à modalidade;
- Ser capazes de aplicar estratégias de dinamização da sessão de treino em diversos tipos de classes e de níveis, de modo a conseguir aplicar de forma eficaz o que foi previamente planeado seguindo os princípios fundamentais de potenciação da aprendizagem;
- Ter consciência do impacto que algumas das estratégias podem ter no tipo de desenvolvimento multifacetado do atleta e na sua condição física, e saber ajustar as respectivas variáveis de modo a atingir os objectivos pretendidos para cada nível.

Programa

- Estratégia de organização dos alunos por níveis de acordo com tabela de objectivos técnico-tácticos a atingir – estabelecimento de uma bateria interna e de um sistema dentro da escola;
- Carga horária anual e plurianual enquadrada dentro dos objectivos estabelecidos previamente, tendo em vista a melhor evolução possível de acordo com nível e idade (planeamento por blocos de objectivos);
- Organização do planeamento anual por períodos/blocos com objetivos a serem atingidos em todos os níveis;
- Criação de períodos de teste dos objectivos atingidos. Testes internos (intercalares) e externos (finais de cada bloco) mantendo-os motivados para atingir os mesmos nas semanas de aulas/treino – exemplos de estratégias que podem ser utilizadas. Descoberta guiada na criação de uma estratégia de clube.
- Aspectos fundamentais a ter em atenção na sessão de treino e suas consequências na evolução dos alunos. Diferentes graus de importância e formas de aplicação de acordo com o nível em que se encontram - tempo de prática, densidade e intensidade do treino, situações perto da realidade competitiva, percentagem de sucesso/desafio, clima, tipo e tonalidade do feedback, tipo e padrão de bola, piso, qualidade de feeding das bolas, etc.
- Estratégias para aplicação dos aspectos anteriores em situação de treino individual e de grupo para os diversos níveis de ensino;
- Impacto das estratégias na vertente de desenvolvimento físico do aluno;
- Abordagem cognitiva vs Ecológica – onde se encontra o equilíbrio? Aplicabilidade das linhas orientadoras do modelo de ensino do clube.

Formador

Mestre César Coutinho
   
Foto de Perfil do Formador César Coutinho  

- Licenciado em Ciências do Desporto e Mestre em Treino Desportivo (Jovem atleta) na FMH - UL

- Doutorando em Biomecânica do Desporto aplicada ao Ténis na University of Western Australia

- Treinador nível 3 da Federação Portuguesa de Ténis

- Professor Universitário na FMH responsável pela cadeira de Ténis nos diversos níveis (básico, especialização e Mestrado) entre 2004 e 2013

- Treinador de base de vários atletas em percurso de alto rendimento, entre eles Gastão Elias 2004-2007

- Consultor de atletas de alto rendimento em diversos países, entre eles Tommy Robredo, Casey Dellacqua, Michelle Brito, etc.

- Autor do primeiro livro sobre treino Desportivo publicado em Português e apoiado pelas federações Portuguesa e Brasileira. Co-autor e editor dos 3 livros do Seminário Investigação e Ténis realizados na FMH

Público Alvo

- Treinadores de Ténis;

- Outros interessados.

Datas e Horário

15 de Junho de 2015, das 10h30 às 13h00

16 de Junho de 2015, das 10h30 às 13h00

17 de Junho de 2015, das 10h30 às 13h00

18 de Junho de 2015, das 10h30 às 13h00

Duração da Acção

10 Horas

Modalidade e forma de organização

Acção de formação contínua e presencial

Metodologia de Formação

Metodologia prática, voltada para a acção, geradora de experiência e acção. A metodologia da formação é predominantemente participativa e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas dos formandos, assim como na troca de experiências entre estes e o formador. Os métodos a utilizar serão o expositivo e participativo/activo.

Metodologias de Avaliação

Avaliação baseada em perguntas aos formandos e na participação e envolvimento destes na resolução dos problemas relativos aos trabalhos e exercícios práticos, com o intuito de avaliar a aquisição, compreensão e aplicação prática dos conteúdos, bem como o alcance dos objectivos específicos.

Entidade Parceira

Clube Internacional de Foot-ball

Local (Mapa)

Avenida dos Bombeiros, Caramão da Ajuda

1400-036 Lisboa

Data Limite de Inscrição

10 de Junho de 2015

Investimento

Público em geral: 80€ (Valor isento de IVA)

Associados CDP, Associados AGAP, Ex-formandos e estudantes: 70€00 (Valor isento de IVA)

Observações

São considerados Associados CDP, todos os agentes desportivos que desempenhem funções nas Federações Desportivas associadas da CDP, bem como nos restantes Organismos ligados a estas, tais como Associações e Clubes.

São considerados Associados AGAP, todos os agentes desportivos que desempenhem funções em Instituições associadas da Associação de Empresas de Ginásios e Academias de Portugal (AGAP).

São considerados estudantes todos os alunos até ao grau de mestre (incluído), desde que não desempenhem nenhuma actividade profissional (devendo comprovar essas condições).

Com a realização deste curso obterá 2 UC's (Unidades de Crédito), sendo os créditos válidos para Directores Técnicos, Técnicos de Exercício Físico e Treinadores de Grau I, II, III e IV.