CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

A Confederação do Desporto de Portugal vai ser um das entidades envolvidas na organização dos Jogos Mundiais de Desporto para Todos que se realizam em Lisboa em setembro de 2020, coincidindo com a Semana Europeia do Desporto.

O evento vai trazer a Lisboa representantes de mais de cem países que farão demonstrações de desporto para todos, jogos tradicionais e novos desportos em praças e locais públicos e também no Complexo Desportivo do Jamor. A par da atividade desportiva decorre um programa cultural, com espetáculos e iniciativas ligados às tradições de Portugal e dos países das delegações participantes.

A edição de Lisboa será a sétima dos Jogos Mundiais da TAFISA, depois de Bona, Alemanha, em 1992; Banguecoque, Tailândia, 1996; Hannover, Alemanha, 2000; Busan, Coreia do Sul, 2008; Siaulai, Lituânia, 2012; e Jacarta, Indonésia, 2016.

A primeira reunião preparatória da organização local realizou-se mos dias 27 e 28 de março no Complexo Desportivo do Jamor com a participação de altos dirigentes da TAFISA (The Association for International Sport for All), a entidade responsável pelo evento, e representantes do IPDJ, CDP, Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Oeiras e Federação Portuguesa de Jogos Tradicionais.

Por parte da TAFISA estiveram presentes o tesoureiro Herzel Hagay, o secretário-geral Wolfgang Baumann e Jean- François Laurent. A delegação do IPDJ integrou o vice-presidente Vítor Pataco e os técnicos Jorge Carvalho, Paulo Pires, Daniel Monteiro, João Melo e Vasco Santos.

A CDP foi representada por Carlos Paula Cardoso e Ilídio Trindade e a FPJT por João Alexandre e Augusto Figueiredo. Lisboa participou com Margarida Reis, Inês Batista e João Barbosa, enquanto Oeiras fez-se representar por Ana Caramujo e Nádia Rosa.

Fonte: CDP, 29/03/2018