Na Cerimónia de Encerramento dos Jogos Mundiais, Ron Froehlich, presidente da International World Games Association, afirmou que a cidade de Kaohsiung tinha organizado a melhor edição de sempre. Para todos aqueles que têm acompanhado a evolução dos jogos das modalidades, e especialidades, não olímpicas não havia dúvidas que Froehlich não estava apenas a ser simpático para as autoridades e povo de Taiwan.
Do ponto vista organizativo, número de participantes, competitivo e espectadores, atingiram-se níveis muito elevados.
Era evidente que, pela primeira vez, estes jogos inventados pelas federações internacionais das modalidades não olímpicas iriam sofrer uma infiltração da política pelas condições especiais que se vivem no Mar da China desde a guerra civil chinesa. Fazê-los um ano depois de Pequim ter deslumbrado o mundo com a organização dos Jogos olímpicos tornava essa carga enorme.
Deste despique beneficiavam os Jogos que tiveram uma organização local quase exemplar, apesar das dificuldades das federações internacionais, ciosas das suas modalidades, ao impedirem uma organização desportiva global, continuam a colocar no terreno.
Mas agora atingido um elevado patamar tudo se torna paradoxalmente mais difícil para a International World Games Association. Das três dezenas de modalidades presentes há uma meia dúzia que, pelas suas características, não cabe nesta segunda divisão das modalidades desportivas (nos Jogos Olímpicos de 1900 também se disputaram e distribuíram medalhas de ataque a incêndios!). Portanto há que evoluir, até porque estando em equação, nos próximos meses, a adição, ou não, de modalidades ao elenco Olímpico, é provável que as não bafejadas pela escolha do CIO procurem encontrar palco multidisciplinar nos Jogos Mundiais.
Quanto à representação portuguesa reconhecida, pela primeira vez, pela Administração Pública Desportiva como verdadeira delegação e com direito ao correspondente apoio, alcançou duas medalhas de prata. André Lico no duplo minitrampolim, e a selecção de rugby de sevens foram, neste jogos em ascenção, os intérpretes medalhados.
Fonte: A Bola/CDP, 30.07.09