«Vão ser a grande festa da Lusofonia»
Vinte anos depois, Portugal volta a organizar os Jogos Desportivos da CPLP. Será a oitava edição e vão decorrer em Mafra, durante o mês de Julho.
Os oito países do espaço lusófono já confirmaram a sua presença, num acontecimento desportivo que reunirá perto de mil pessoas, entre atletas e restantes elementos das delegações. Será um evento de grande impacto social, político e desportivo. O presidente da Confederação do Desporto de Portugal, Carlos Cardoso, acredita que a oitava edição dos Jogos Desportivos da CPLP será uma grande demonstração dos laços que unem os países que integram o arco político e social da lusofonia.
«Estamos todos empenhados em demonstrar, mais uma vez, a capacidade de realização de Portugal, em geral e da Confederação do Desporto de Portugal em particular. Acredito que será uma grande festa da Lusofonia e vinte anos depois do nosso pais ter organizado, os Jogos, creio que será um momento importante para Portugal no contexto da CPLP. Temos a responsabilidade de organizar este evento de uma forma que seja inesquecível para os seus participantes e seria bonito que um número alargado de pessoas se sentissem incluídas neste esforço. Estão a ser envolvidas diversas entidades locais e não foi por acaso que foi escolhido Mafra para a sede dos Jogos, já que possui um parque desportivo de excelência e acreditamos que será possível deixar uma marca muito positiva quer nas delegações, quer nas pessoas que colaborem com os Jogos. Destaco neste particular a Câmara Municipal de Mafra, o seu presidente e vereadores, bem como os seus colaboradores», disse Carlos Cardoso, ao site oficial dos Jogos da CPLP.
Os Jogos são da responsabilidade do Governo, mas a Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude entregou a missão de organizar esta oitava edição do evento à Confederação do Desporto de Portugal. Para Carlos Cardoso esta é uma responsabilidade acrescida para a organização que dirige. «Claro que sim, porque somos um país que sempre se destacou pela sua capacidade de organização de grandes eventos, sejam desportivos ou de outra natureza. Por outro lado a CDP é a única entidade que está aberta a todas as modalidades desportivas que se praticam em Portugal. É uma verdadeira Casa do Desporto. Queremos aproveitar a confiança que nos foi transmitida pela Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude para afirmar o nosso papel no desporto nacional e responder positivamente ao desafio de reforçamos os laços desportivos e pessoais que unem os dirigentes da CDP, a muitos dirigentes desportivos da CPLP por força do papel de coordenador das missões portuguesas às últimas edições dos Jogos», adiantou ainda Carlos Cardoso.
Fonte: MakeFoot 02/05/2012