CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Lisboa, 18 Jul (Lusa) – O atletismo adaptado junta-se ao voleibol de praia na lista de modalidades em que Portugal não estará representado nos VI Jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), no Rio de Janeiro, Brasil (26 Julho a 04 Agosto).

O regulamento da prova especificava que a modalidade seria disputada por cegos totais (Categoria 11), tendo a Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes informado que não teria atletas para formar uma selecção nacional.

No caso do voleibol de praia, o problema residiu na dificuldade em formar duplas, que deveriam competir nas vertentes masculina e feminina, tendo a federação optado por não indicar representantes.

A representação de Portugal estará assim confinada às modalidades de futebol 11, andebol, basquetebol e ténis, com as respectivas selecções da categoria de Sub-16, de acordo com o regulamento da prova.

A delegação portuguesa, composta por 70 atletas, integra ainda os presidentes da Confederação do Desporto de Portugal, Carlos Paula Cardoso, entidade que coordena a representação nacional, e do Comité Olímpico de Portugal, Vicente Moura.

A Chefia da Missão voltará a estar confiada a Duarte Lopes, que já desempenhou aquelas funções na anterior edição dos Jogos da CPLP, realizada em 2005, em Luanda.

"Os Jogos da CPLP são uma manifestação cultural e uma experiência social, que marca os miúdos para toda a vida", disse Duarte Lopes à Agência Lusa.

Apesar do carácter competitivo, a filosofia do evento privilegia a vertente de confraternização social, com Duarte Lopes a destacar: "Esperamos que todos dêem o máximo e que se divirtam. O mais importante não será ser o campeão da CPLP, mas representar condignamente Portugal".

A anteceder o início da prova, no dia 25 de Julho, realiza-se no Rio de Janeiro a primeira reunião de ministros da Juventude e do Desporto da CPLP, que marcará a adesão oficial de Timor-Leste, como destacou o vice-presidente do Instituto do Desporto de Portugal, Fanha Vieira.

"Timor-Leste irá aderir à Conferência da Juventude e do Desporto da CPLP e esse sim é um facto digno de relevo. Iremos acolher os nossos irmãos nesta Conferência, que também é deles. Macau também estará presente com o estatuto de convidado", explicou.

Assim, além dos sete países (Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Angola e Portugal) que habitualmente integram o lote de participantes na prova, a próxima edição contará com a presença de delegações de Timor-Leste e Macau.

Os Jogos Desportivos dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foram instituídos em 1990, ao abrigo do Acordo de Multilateral de Cooperação para o Desporto daquela comunidade, tendo sido realizados em 1992 (Portugal), 1995 (Bissau), 1997 (Moçambique), 2002 (Cabo Verde) e 2005 (Angola).

A delegação da Missão de Portugal será recebida na próxima segunda-feira, pelas 12:30, pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, que estará ainda presente na Conferência de 25 de Julho.

Fonte: JFF Lusa/Fim 18/07/2008