Entre os muitos atletas medalhados em Cabo Verde, nos X Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, destacamos hoje dois jovens que, no atletismo, contribuíram, cada um deles, com a conquista de três medalhas de ouro para a missão portuguesa neste evento.
Ilírio Marcos Nazaré e Catarina Frazão Karas, é deles que falamos, irão levar para Portugal três medalhas ao peito pelo que o sentimento no fim da competição nas provas de atletismo é de missão cumprida e de enorme satisfação.
Ilírio Nazaré conquistou nestes Jogos em Cabo Verde medalhas nos 100m, 200m e estafetas, e não escondia a satisfação pelo objectivos alcançados nesta que foi a sua primeira experiência de competição em representação de Portugal fora do país. “Esta experiência foi muito boa. Fiz novas amizades, boas provas no que diz respeito à competição, consegui um novo recorde pessoal nos 100 metros e só posso estar contente com tudo aquilo que foi possível alcançar”, afirmou este jovem atleta.
Naquela que foi a sua primeira internacionalização, Ilírio confessou que esperava maiores dificuldades: “De facto pensei que iria encontrar mais dificuldades. Não sabia com quem iria correr, desconhecia as capacidades dos outros atletas em pista, e a responsabilidade de representar Portugal também transmitia outro peso à competição. Pessoalmente não me senti mais nervoso por isso pois estive sempre muito calmo. Aliás, eu sei que se estiver nervoso não vou conseguir fazer mais pelo que a melhor solução é procurar manter-me calmo.”
À margem das provas de atletismo, Ilírio Marcos Nazaré destacou ainda o bom ambiente entre toda a missão de Portugal a estes X Jogos Desportivos da CPLP em Cabo Verde, mostrando-se agradado com o modo como “todos procuram criar amizades dentro de todo o grupo de atletas, em grande convívio, com todos a torcer pelos melhores resultados uns dos outros.”
Igualmente satisfeita pelos resultados conseguidos está Catarina Frazão Karas, também ela a concretizar aquela que foi a sua primeira internacionalização com prestações que, confessou, “ultrapassaram em muito as expectativas à partida de Portugal.”
“Sinceramente, não estava à espera de obter tão bons resultados e conseguir as marcas que acabei por alcançar. O facto desta competição ser para mim a primeira fora do país fez aumentar a ansiedade e estava muito nervosa no início das provas que fiz, especialmente na prova dos 100 metros. No final, porém, quando acabei, fiquei muito orgulhosa de mim porque estes resultados mostram que todo o trabalho que tenho vindo a fazer ao longo destes anos está agora a ser valorizado.”
É caso para dizer que depois da ansiedade vieram os triunfos, o que deixa esta jovem atleta muito mais confiante para desafios futuros: “Sem dúvida que estes triunfos deixam-me muito mais confiante. Esta competição foi para mim muito importante, foi a minha primeira internacionalização e foi muito bom conseguir estas vitórias.”
O convívio entre todos os atletas e as novas amizades que puderam ser construídas nesta passagem por Cabo Verde — “Fazer amigos até mesmo fora da missão portuguesa tornou-se mais fácil pelo facto de todos falarmos a mesma língua” —, acaba por ser a nota final de destaque em redor destes X Jogos Desportivos da CPLP no entender de Catarina Karas que confessa levar destes Jogos “as novas amizades e os laços que foi possível estabelecer entre todos!”.
Fonte: CDP, 21/07/2016