CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

Cansados, mas conscientes de que cumpriram o propósito que os levou até Angola, para os IX Jogos Desportivos CPLP Angola 2014, chegaram esta segunda-feira a Portugal os últimos elementos da missão portuguesa que competiram em Luanda na defesa das cores nacionais, nomeadamente as selecções de andebol feminino, basquetebol masculino e futebol.

 

Estes conjuntos conquistaram, aliás, as medalhas de ouro e de prata, respectivamente, nos torneios destas modalidades, tendo a equipa de futebol que representou Portugal vencido na final, frente a Angola, a última das 12 medalhas de ouro conquistadas por Portugal ao longo destes Jogos da CPLP.

À chegada a Lisboa, Duarte Lopes, chefe da missão portuguesa neste evento, deixou o seu balanço da participação lusa, a qual terminou com Portugal a ser o segundo país mais medalhado – para além das 12 medalhas de ouro, foram igualmente conquistadas 20 de prata e 12 de bronze.

“O balanço que se pode fazer é positivo e nem sequer me estou a referir aos resultados positivos mas antes a toda a experiência e convivência que foi possível acumular por todos os nossos atletas em Luanda, onde se deram conta de uma realidade e de um contexto resultantes de uma cultura distinta, para além de se darem conta, igualmente, que o nível competitivo varia de país para país mas também de modalidade para modalidade, e é positivo adquirir essa noção. Foi de igual modo positivo para alguns dos nossos atletas terem tido a primeira oportunidade de representar Portugal num evento multidesportivo com atletas de outras nacionalidades e desportos diversos, o que lhes permitiu apoiar as nossas equipas em outros torneios, e tudo isso tornou possível outro conhecimento e uma experiência acrescida aos nossos jovens atletas”, começou por explicar Duarte Lopes.

Ao final do dia, a capacidade que os jovens portugueses tiveram de poderem estar juntos, trocarem experiências e conviver, foi também destacado como algo de “muito positivo” pelo chefe de missão de Portugal: “Foi bem conseguido por parte da organização a cargo de Angola a possibilidade de convívio que estes Jogos tornaram possível. É certo que pontualmente houve uma ou outra falha, mas é normal que no início do torneio a organização tenha que se adaptar a todas as necessidades das diferentes comitivas, como estas terão que se adaptar às condições que a organização tinha previstas. É evidente que isso, por vezes, traz algumas consequências que nem sempre são compreendidas, mas a experiência para todos os atletas foi muito positiva e a organização fez sempre um esforço para que tudo corresse bem”.

Olhando já para a frente, depois de ter sido anunciado Cabo Verde como o país a organizar a próxima edição dos Jogos da CPLP, que será a décima e terá como palco a cidade da Praia, Duarte Lopes manifestou a esperança de que Portugal possa estar presente uma vez mais em todas as modalidades, mostrando-se confiante de que será uma edição devidamente organizada, isto a julgar pelas primeiras conversas mantidas com os responsáveis cabo-verdianos: “Acredito que Portugal possa estar representado em todas as modalidades que Cabo Verde vai propor e organizar para os X Jogos da CPLP, e espero que a experiência se repita positiva. Sabemos que estão a ser equacionados uns Jogos muito interessantes, já tivemos oportunidade de conversar com algumas pessoas de Cabo Verde e eles estão particularmente entusiasmados desde já, o que deixa algumas garantias de que a organização vai procurar estar a postos para permitir uns Jogos interessantes em Cabo Verde”.

Chegam assim ao final os IX Jogos Desportivos CPLP Angola 2014, um evento em que Portugal esteve representado por oito dezenas de atletas que trouxeram de Luanda 12 medalhas de ouro, 20 de pratas e 12 de bronze, concluindo assim a sua participação no evento na condição do segundo país mais medalhado neste evento.

Fonte: CDP, 04-08-2014