A equipa de futebol de Portugal presente nos IX Jogos Desportivos CPLP Angola 2014 venceu este sábado a sua congénere de Angola na final do torneio da modalidade conquistando a medalha de ouro, um feito ainda mais assinalável se tivermos em conta que a formação lusa é constituída por jogadores sub-14 frente a adversários sub-16.
Sérgio Ribeiro, treinador da equipa de futebol que representou Portugal neste torneio, uma formação que resulta da selecção distrital da Associação de Futebol do Porto, vencedora em Junho do Torneio Lopes da Silva e que, após esse resultado, foi convidada para representar as cores nacionais neste Jogos da CPLP, destacou as dificuldades sentidas neste jogo da final, principalmente devido ao cansaço acumulado depois do jogo de quinta-feira frente Cabo Verde, que Portugal também venceu por idêntico resultado de 2-1.
"Ao intervalo já estávamos a ganhar 2-0, mas depois disso a formação de Angola marcou o 2-1 e os miúdos acusaram o golo sofrido e o cansaço físico. Por essa altura eles pressionaram, foi preciso aguentar o jogo, mas no final creio que fomos uns justos vencedores. Os golos de Portugal foram marcados por Leandro Campos e Afonso Sousa, e apesar dos jogos mais difíceis terem sido os que disputámos com Cabo Verde, este jogo decorreu no mesmo figurino em que já tinha decorrido o jogo de quinta-feira. Os miúdos foram briosos, lutaram sempre até ao fim e vencemos justamente", resumiu Sérgio Ribeiro enquanto os jovens jogadores portugueses faziam a festa aos gritos de "campeões, campeões".
"Os miúdos estão completamente orgulhosos daquilo que fizerem e têm que estar. Sendo dois anos mais novos do que os elementos das restantes equipas, conquistarem ainda assim um torneio desta envergadura, será um feito a registar e não sei se voltará a haver uma selecção que, com jogadores dois anos mais novos, consiga ganhar um torneio como este. Os miúdos foram dignos, com uma entrega espectacular", acrescentou Sérgio Ribeiro para quem o adversário mais complicado foi mesmo Cabo Verde: "O jogo com Angola, até por se tratar da final, foi complicado, mas quem nos causou mais dificuldades foi mesmo Cabo Verde, uma equipa muito forte que conseguimos ainda assim ultrapassar. Depois disso, chegarmos a esta final frente a Angola, e com o nosso adversário a jogar em casa conseguirmos vencer foi sem dúvida muito bom!"
Fonte: CDP, 02-08-2014