Os IX Jogos Desportivos CPLP Angola 2014 estão longe de constituir um exemplo em termos de organização e, ao invés, têm sido acumulados erros e alguns episódios mais confusos. Contudo, o espírito de união da missão portuguesa tem permitido sempre o melhor ambiente entre os atletas com resultados desportivos positivos.
Em redor dos IX Jogos Desportivos CPLP Angola 2014 são várias as opiniões e reacções daqueles que estão a viver este evento na primeira pessoa. Entre estes, João Pina, chefe de comitiva e treinador dos atletas que estão a representar Portugal no Judo, antigo atleta Olímpico e com um percurso assinalável no desporto em geral e no judo em particular, mostrou-se agradado pela oportunidade que está a ser dada aos atletas portugueses, ainda que não esconda a admiração que lhe causou a muita desorganização que foi encontrar em Angola nestes Jogos da CPLP.
“A experiência dada aos jovens portugueses nestes Jogos está a corer bem, dentro das limitações próprias de uma organização por vezes complicada. No que diz respeito aos resultados, e no caso específico dos atletas no judo, é certo que poderíamos porventura ter feito um pouco melhor, mas não ficámos descontentes com os resultados”, começou por referir este responsável que destacou o ambiente de união do grupo de atletas lusos, um pouco à imagem do que é possível encontrar em outros eventos que ele próprio já viveu como os Jogos Olímpicos: “É claro que não se poderá fazer grandes comparações, mas em relação à equipa portuguesa é possível aqui conviver muito mais e sentir mais a equipa do que propriamente nuns Jogos Olímpicos”.
“Estamos muito mais próximos uns dos outros, o ambiente acaba por ser mais relaxado e a nossa forma de estar permite uma presença aqui mais organizada. Já em relação à organização angolana as coisas deixam muito a desejar”, acrescentou este responsável e treinador, dando conta da forma como muitas falhas a organização deste evento acabam por ser encaradas como “episódios caricatos”: “Têm sido problemas atrás de problemas que, ainda assim, temos conseguido ultrapassar. Algumas questões relacionadas com o trânsito em Luanda e aspectos logísticos têm complicado, mas outros problemas têm surgido para além desse tipo de questões. No que diz respeito ao judo, por exemplo, quando chegámos ao pavilhão onde ia decorrer a prova, esta não estava montada. O tapete simplesmente não estava montado, e isto não tem a ver com dinheiro ou condições mas simplesmente como falta de organização”.
Ainda segundo João Pina, “são episódios diários que vão acontecendo de tal maneira que, no final do dia, quando se reunem os responsáveis das diferentes modalidades, a curiosidade é saber quem é que viveu os episódios mais caricatos”. A título de exemplo, João Pina deu conta que vários atletas já conquistaram medalhas que ainda não receberam até ao final desta segunda-feira, algo mais estranho se pensarmos que muitos desses atletas regressam a Portugal esta terça-feira “e poderão regressar sem que lhes sejam entregues as medalhas que conquistaram”.
Apesar de tudo isto, João Pina assume que a experiência está a ser positiva, principalmente para os atletas que estão a viver um verdadeiro espírito de grupo e equipa, algo que os mantém unidos em redor das cores da representação nacional. A ilustrar este espírito de união, este responsável relatou que no momento em que tentou antecipar em um dia os voos de regresso para os atletas que já tinham competido, estes não hesitaram em querer permanecer no seio da comitiva até ao ultimo dia.
Os IX Jogos Desportivos CPLP Angola 2014 prosseguem até ao próximo fim-de-semana, altura em que acontecerá o encerramento oficial, sendo que muitos atletas deverão começar a regressar a Portugal já a partir de hoje, terça-feira, depois de finalizados os respectivos quadros de competição.
Fonte: CDP, 29-07-2014