CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

Duas medalhas de ouro nas provas de natação em águas abertas (3 kms), e mais duas em atletismo, nos 200m e 800m, foram os destaques principais relativamente aos resultados de Portugal nas provas realizadas este domingo nos IX Jogos Desportivos CPLP Angola 2014.

 

Marisa Vaz Carvalho, de apenas 14 anos, no atletismo, conquistou a primeira medalha de ouro do dia nos 200 metros, numa prova em que Joana Carlos garantiu o bronze. Por seu turno, Rita Ribeiro foi a vencedora na corrida de 800 metros, superando a também portuguesa Ana Pereira, vencedora da medalha de prata. As restantes medalhas de ouro do dia foram conquistadas por Marina Sequeira, nos três quilómetros de natação em águas abertas, à frente da também portuguesa Mafalda Magalhães, e ainda por Diogo Marques, na prova masculina para a mesma distância de natação em águas abertas.

Os bons resultados, porém, não se ficaram por aqui, isto porque Portugal conquistou em termos globais, para além das quarto medalhas de ouro, também nove medalhas de prata e quarto de bronze, para além de ter vencido em Andebol (22-20) frente ao Brasil, ainda em futebol (2-2, com a vitória atribuída por 5-3 nos penáltis) frente a Cabo Verde, também em ténis masculino (2-1) frente a Angola, ainda em ténis de mesa, competição masculina, perante Angola B (3-0) e em voleibol de praia, competição feminina, frente à formação de Moçambique (2-0).

Os únicos resultados menos positivos do dia acabaram por surgir nos embates com formações do Brasil, com quem Portugal acumulou cinco derrotas, respectivamente em basquetebol (41-61), ténis de mesa masculino (0-3), ténis de mesa feminino (1-3), e em voleibol de praia masculino (0-2) e feminino (0-2).

Ouro no atletismo apesar da humidade

No balanço dos resultados deste domingo, as medalhas de ouro no atletismo e na natação em águas abertas acabaram assim por estar em destaque, com os jovens atletas a terem dificuldade em conter a sua alegria pelos resultados, alguns a causar surpresa aos próprios vencedores, nomeadamente a Marisa Vaz Carvalho, a atleta que conquistou o ouro nos 200 metros, com a marca de 25,23s, numa distância em que nunca tinha competido.

“Eu não sabia que ia ganhar até porque nunca tinha feito 200 metros, era a primeira vez que ia fazer a distância, e correu bem. Foi uma surpresa até para mim, houve uma atleta do Brasil que deu alguma luta, mas consegui vencer”, começou por referir a jovem Marisa Vaz Carvalho que, questionada sobre a forma como se sentiu no final da prova, disse ter-se sentido “cansada”. “O calor e a humidade tornaram difícil para nós respirarmos, mas tudo correu bem e isso deixou-me feliz”, concluiu esta atleta que amanhã irá prosseguir em prova no salto em comprimento.

A outra medalha de ouro no atletismo foi conseguida por Rita Ribeiro, atleta de 16 anos que, nos 800 metros, venceu com a marca de 2m18,46s, um tempo que assumiu ter sido “melhor do que pensava”, e que poderia ter sido ainda melhor se o clima não dificultasse a sua prestação. “A humidade sentida em pista tornou mais difícil a nossa respiração e isso impediu uma melhor marca. Ainda assim, a atleta portuguesa que ficou em segundo lugar, Ana Raquel Pereira, deu luta até ao final, mas foi possível a vitória o que me deixou muito feliz”, acrescentou esta atleta que amanhã irá disputar a prova de estafetas: “Será uma prova diferente já que sera uma prova de equipa, mas acredito que poderemos ficar no Segundo ou terceiro lugares”.

Frio e ondulação no ouro em águas abertas

Vencedores também de medalhas de ouro neste domingo nos Jogos da CPLP foram os nadadores Marina Sequeira e Diogo Marques, ambos em natação em águas abertas (3.000 metros), os quais deram conta de um domínio total nas respectivas competições, mesmo surpreendidos pelas temperaturas mais baixas do que esperavam e alguma ondulação que impediu prestações ainda melhores.

Na competição feminina, Marina Sequeira, com 42m08,08s, liderou a sua prova desde o início. “Comecei bem, fiqeui desde o início na frente do grupo, houve algumas coisas que complicaram como o frio e a andulação, mas consegui manter o ritmo e acabei por vencer. No início integrei o grupo da frente mas rapidamente ganhei distância e acabei por fazer a prova toda sozinha”, resumiu Marina Sequeira que, em Portugal, treina normalmente em Almada. Aliás, em termos comparativos, esta atleta confessou estar à espera “de encontrar em Angola águas mais quentes”, mas acabou por ser “bastante parecido com o que temos em Portugal”.

Quanto aos Jogos da CPLP, à margem desta prova natação, Marina Sequeira garantiu que vai guardar boas memórias desta passagem por Luanda. “Estou a gostar, acho que está a ser uma boa experiência, apesar de algumas complicações nos transportes e nas condições dos treinos, mas em termos gerais está a ser uma experiência muito interessante”, concluiu.

Igualmente vencedor de uma medalha de ouro na natação em águas abertas, também em 3.000 metros mas na competição masculina, foi Diogo Marques, com o tempo de 39m03,60s, uma prova que, também ele, dominou praticamente desde o início. “Eu treino normalmente em Cantanhede e achava que ia encontrar a água um pouco mais quente. Acabou por estar algo fria, com alguma ondulação que complicou, mas ainda assim tudo correu bem”, resumiu.

Destacando a boa recepção que tem sentido da parte dos angolanos, mas também o “convívio de todos os atletas da missão portuguesa”, Diogo Marques exaltou a “boa experiência” que tem estado a retirar destes IX Jogos Desportivos CPLP Angola 2014.

Programa para segunda-feira dia 28

Para amanhã, segunda-feira, Portugal irá participar nos torneios de andebol e basquetebol, em ambos os casos frente a Moçambique, havendo ainda competição no ténis (masculino e feminino), voleibol de praia (masculino e feminino, e em ambos os casos frente a Angola e São tome e Príncipe), ténis de mesa (masculino frente a Angola A, e feminino com Angola A e Angola B), havendo ainda várias finais agendadas para provas de atletismo.

Quadro de resultados

O quadro global de resultados deste domingo nos IX Jogos Desportivos CPLP Angola 2014 ficou assim estabelecido…

Resultados de Portugal - 27-07-2014

Medalhas

 
 

Andebol

Portugal vs Brasil

22 x 20

 

 

 

Basquetebol

Portugal vs Brasil

41 x 61

 

 

 

Futebol

Portugal vs Cabo Verde

2-2 (5-3 nos penalties)

 

 

 

Atletismo

200 metros Feminino

Marisa Carvalho - 1ª - 25,23s

Ouro

 

 

Atletismo

200 metros Feminino

Joana Carlos - 3ª - 25,86s

Bronze

 

 

Atletismo

200 metros Masculino

Rafael Gonçalves - 2º - 23,28s

Prata

 

 

Atletismo

200 metros Masculino

Diogo Guerra - 3º - 23, 54s

Bronze

 

 

Atletismo
Atletismo

Peso Feminino
Peso Feminino

Marisa Carvalho - 2ª - 12,60 m
Andreia Gomes 3ª - 10,04 m

Prata
Bronze

 

 

Atletismo

Peso Masculino

Tiago Ferrão - 2º 14,70 m

Prata

 

 

Atletismo

800 Feminino

Rita Ribeiro - 1ª 2.18,46s

Ouro

 

 

Atletismo

800 Feminino

Ana Pereira - 2ª - 2.20,23s

Prata

 

 

Atletismo

800 Masculino

Diogo Pinhão - 2º - 2.02,82s

Prata

 

 

Atletismo PPD

200 m Masculino T12

Alexandre Almeida - 4º 28,39s

 

 

 

Atletismo PPD

200 m Masculino T13

João Mota - 5º - 27,81s

 

 

 

Judo

(-)55 kg masc

Francisco Mendes - 3º

Bronze

 

 

Judo

(-)66 kg masc

David Reis - 2º

Prata

 

 

Judo

(-)48 kg fem

Patricia Matias - 2ª

Prata

 

 

Judo

(+)70 kg fem

Inês Moreira - 2ª

Prata

 

 

Ténis Masculino

Portugal vs Angola

2 x 1

 

 

 

Natação Águas Abertas

3000 metros Masculino

Diogo Marques 1º - 39'03"60

Ouro

 

 

Natação Águas Abertas

3000 metros Masculino

Afonso Queiroga 4º - 39'51"08

 

 

 

Natação Águas Abertas

3000 metros Feminino

Marina Sequeira 1º - 42'08"08

Ouro

 

 

Natação Águas Abertas

3001 metros Feminino

Mafalda Magalhães 2ª - 45'11"02

Prata

 

 

Ténis Mesa Masculino

Portugal vs Brasil

0 x 3

 

 

 

Ténis Mesa Masculino

Portugal vs Angola B

3 x 0

 

 

 

Ténis Mesa Feminino

Portugal vs Brasil

1 x 3

 

 

 

Voleibol de Praia Masculino

Portugal vs Brasil

0 x 2

 

 

 

Voleibol de Praia Feminino

Portugal vs Brasil

0x 2

 

 

 

Voleibol de Praia Feminino

Portugal vs Moçambique

2 x 0

 

 

 

Fonte: CDP, 27-07-2014