CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

A missão portuguesa nos IX Jogos Desportivos CPLP Angola 2014 soma e segue com bons resultados desportivos, nomeadamente os conseguidos este sábado nas modalidades de Andebol e Voleibol de Praia.

 

Antes mesmo da Cerimónia de Abertura destes IX Jogos Desportivos, que decorreu durante a tarde no Pavilhão Multiuso do Kilamba, e no que diz respeito à competição propriamente dita, a formação feminina portuguesa de Andebol bateu a sua congénere de Moçambique por 42-9, tendo a equipa lusa de voleibol de praia conseguido para Portugal mais três vitórias, duas das quais na competição masculina, ambas por 2-0, perante Moçambique e Cabo Verde, e uma na competição feminina, também aqui com um triunfo por 2-0 sobre Cabo Verde.

Relativamente ao Andebol, Ana Seabra, a treinadora da formação portuguesa, deu-nos conta da boa forma como as atletas nacionais encararam esta primeira jornada, concretizada com uma vitória sobre Moçambique por 42-9: “Foi um bom jogo em que as atletas deram uma boa resposta de acordo com aquilo que tínhamos estabelecido em termos tácticos para o jogo”.

“Sabemos que os próximos jogos terão um nível de exigência maior, mas este jogo correu bem e foi uma forma de entrarmos bem no torneio”, acrescentou esta responsável, agradada pela resposta que as suas atletas deram às exigências do primeiro dia de competição.

Uma curiosidade da equipa portuguesa de andebol tem a ver com a idade, isto porque apesar de poderem participar juniores até aos 17 anos, a comitiva portuguesa para o andebol é composta “por atletas de 1998 e 1999, havendo mesmo uma jogadora nascida em 2000”.

Três vitórias no Voleibol de Praia

Quem esteve igualmente em competição este sábado foi a formação de voleibol de praia, tendo sido realizados um total de três jogos para igual número de vitórias, na competição masculina com dois triunfos, ambos por 2-0, frente a Moçambique e Cabo Verde, e na competição feminina, com um triunfo (2-0) perante Cabo Verde.

Sérgio Soares, treinador da formação lusa de voleibol de praia, frisou que “depois dos resultados desta primeira jornada, em princípio, a representação portuguesa nesta modalidade está já nas meias-finais”, mostrando-se particularmente satisfeito neste primeiro dia com as três vitórias em três jogos.

Referindo-se à adaptação dos atletas portugueses nesta competição, Sérgio Soares destacou o facto do clima estar a permitir boas condições para a prática da modalidade, “com pouco sol e quase ausência de vento, uma situação que até poderia ser diferente já que os nossos atletas estão habituados a jogar com algum vento e isso poderia dar enventualmente alguma vantagem a Portugal perante atletas de outros países”.

Fonte: CDP, 25-07-2014