Um momento importante de partilha entre os atletas, eis como foi definido pelo chefe da missão portuguesa o hastear de bandeira que deu o pontapé de saída para os IX Jogos Desportivos CPLP 2014.
Foi hasteada esta quinta-feira na capital angolana a bandeira da missão portuguesa nos IX Jogos Desportivos da CPLP, evento que terá a cerimónia de abertura no próximo sábado e para o qual estão já em Luanda oito dezenas de atletas que ali irão defender as cores lusas nas diferentes modalidades.
Antes ainda da competição, o momento do hastear da bandeira foi definido por Duarte Lopes, chefe da missão portuguesa, como “um momento importante”. “É sempre um momento importante, principalmente para os nossos atletas que, ao verem a sua bandeira hasteada, sentem que estão preparados para iniciar a competição. Por outro lado, toda a delegação acaba por conseguir um momento de maior união em volta do seu símbolo máximo que é hasteado e pode-se dizer que é aqui que os Jogos se iniciam verdadeiramente.”
Em redor dos IX Jogos Desportivos da CPLP 2014, com o hastear da bandeira, surge assim um espírito que é de presença e participação, mas, como frisa Duarte Lopes, “é também um espírito de partilha”. “O facto de estarmos aqui com as delegações dos outros países e o facto de partilharmos a mesma língua e percursos comuns, permite que seja criado aqui um espírito de partilha que iremos procurar reforçar junto dos nossos jovens”, concluiu.
Antes mesmo da cerimónia oficial de abertura agendada para sábado no Pavilhão Multiuso do Kilamba, a competição desportiva terá início já amanhã, sexta-feira, na competição referente ao futebol, em que Portugal, inserido na série B, só jogará no sábado, frente a São Tomé e Príncipe. Assim, para amanhã estão agendados os jogos entre Moçambique e Timor-Leste e ainda entre Brasil e Angola, ambos da Série A, também entre São Tomé e Príncipe e Cabo Verde, referente à Série B.
Fonte: CDP, 24-08-2014