CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
A atribuição dos galardões “Desportistas do Ano”, conferidos, anualmente, pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP), vão entrar na terceira e última fase. 
Image 
Votação electrónica começa dia 15 de Outubro - Grandes despiques na escolha dos desportistas do ano da Confederação

A atribuição dos galardões “Desportistas do Ano”, conferidos, anualmente, pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP), vão entrar na terceira e última fase.

Do conjunto das propostas apresentadas pelas federações nacionais um júri coordenado pela Confederação, e que integrou também um representante do Comité Olímpico de Portugal (COP), do Europen Fair Play Movement (EFPM), da Associação de Jornalistas de Desporto (CNID), da Confederação Portuguesa das Associações de Treinadores (CPAT), da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO), do Conselho Nacional de Desporto (CND) e de antigos praticantes de grande prestígio, escolheu os cinco finalistas em cada uma das cinco categorias de prémios.

Num ano particularmente feliz para o desporto nacional, no que concerne a resultados de nível internacional, os nomes dos atletas eleitos para a fase derradeira, em que o público será soberano, através de votação electrónica, deixa antever interessantíssimos despiques quer a nível individual, quer colectivo.

Entre os eleitos para os cinco desportistas que irão ser, a partir do próximo dia 15 de Outubro estar à votação destacamos: o futebolista Cristiano Ronaldo e o campeão do Mundo de triplo salto Nelson Évora, na categoria de atleta masculino, a judoca Telma Monteiro, a triatleta Vanessa Fernandes e a saltadora Naide Gomes, na categoria de atleta feminino.

Este ano é instituído pela primeira vez o prémio para a melhor equipa do ano, estando na corrida as Selecções Nacionais de basquetebol e a de râguebi. O público elegerá também a jovem esperança do ano e o treinador do ano.
A votação pode ser feita no portal Sapo (
www.sapo.pt), ou partir do site da Confederação do Desporto de Portugal (www.cdp.pt) até ao dia 25 de Outubro, quando se realiza no Casino Estoril a Gala Anual do Desporto da CDP, onde são entregues os prémios.

Os cinco seleccionados em cada uma das categorias foram:
- Atleta masculino do ano: Nelson Évora (Atletismo); Fernando Pimenta (Canoagem); Joaquim Videira (Esgrima); Cristiano Ronaldo (Futebol) e João José (Voleibol)

- Atleta feminino do ano: Naide Gomes (Atletismo); Leila Marques (Desporto para Deficientes); Jéssica Augusto (Desporto Universitário); Telma Monteiro (Judo) e Vanessa Fernandes (Triatlo)

- Equipa do ano: Selecção Nacional de Corta Mato Feminina (Atletismo); Selecção Nacional de Basquetebol; Selecção nacional de Rugby; Selecção Nacional de Surf, Bodyboard e Longboard e Dupla Álvaro Marinho/Miguel (vela - Classe 470)

- Jovem esperança do ano: Arnaldo Abrantes (Atletismo); Fernando Pimenta (Canoagem); João Moutinho (Futebol); Leandra Freitas (Judo) e Alfredo Silva Gualdino (Pesca Desportiva)

- Treinador do ano: João Ganço (Atletismo); Ryszard Hoppe (Canoagem); Manuel José (Futebol); Vítor Caetano (Judo) e Tomáz Morais (Rugby)