CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

O triatlo dominou a 11ª Gala da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), com Vanessa Fernandes, João Silva e Sérgio Santos a serem eleitos "Desportista do Ano", nas categorias Atleta Feminino, Jovem Promessa e Treinador do Ano, respectivamente.

Image

O triatlo dominou a 11ª Gala da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), com Vanessa Fernandes, João Silva e Sérgio Santos a serem eleitos "Desportista do Ano", nas categorias Atleta Feminino, Jovem Promessa e Treinador do Ano, respectivamente.

Numa eleição realizada on-line até uma hora antes do início da Gala, que decorreu no Casino do Estoril, o único "intruso" foi o atleta luso-nigeriano Francis Obikwelu, vencedor do troféu Atleta Masculino.

O médio do Benfica Rui Costa e os Jogos Santa Casa foram galardoados com os prémios "Alto Prestígio CDP", individual e colectivo, numa Gala subordinada ao tema "Fair Play, a Ética e o Espírito Desportivo".

Rui Costa, que tem 34 anos e terminou a carreira ao serviço da selecção nacional na final do Euro2004, foi premiado porque "tem sido um ídolo e, acima de tudo, um exemplo para todos aqueles que pretendem abraçar uma carreira desportiva".

O prémio atribuído à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa é justificado pela CDP com "o reconhecimento da contribuição dos Jogos Santa Casa para o desenvolvimento do desporto nacional", que é considerada como de "inegável importância".

Vanessa Fernandes, líder do "ranking" mundial de triatlo, vencedora da Taça do Mundo, campeã europeia de Sub-23 e Elites e vice-campeã mundial de Elite s, impôs-se à canoísta Inês Esteves, à nadadora paralímpica Leila Marques, à atleta Naide Gomes e à judoca Telma Monteiro.

No prémio Jovem Promessa, João Silva ganhou uma eleição em que também participavam a atleta Patrícia Mamona, o canoísta Pedro Santos, o atleta paralímpico Ricardo Azevedo e o futebolista internacional a Ricardo Quaresma, do FC Porto.

Sérgio Santos, Director-Técnico Nacional de triatlo e treinador de Vanessa Fernandes, foi o mais votado numa categoria em que tinha como adversários os treinadores Abreu Matos, de atletismo, João Batalha, do aikido, José Pereira, de desporto para deficientes, e Paulo Bento, da equipa de futebol do Sporting.

Francis Obikwelu, campeão europeu dos 100 e 200 metros e vice-campeão olímpico do hectómetro, triunfou perante o canoísta Emanuel Silva, o atleta paralímpico Lenine Cunha, o motociclista Rui Gonçalves e o futebolista do Inter de Milão Luís Figo, capitão da selecção portuguesa no Mundial Alemanha2006.

Foram ainda entregues os prémios destinados a homenagear os portugueses que foram campeões europeus e mundiais de seniores e juniores no ano em curso e os prémios mérito desportivo, através dos quais cada federação membro da CDP distinguiu um seu atleta ou dirigente.

Fonte: Lusa