CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

O treinador de futebol José Mourinho e a Associação Nacional de Municípios foram hoje a personalidade e entidade galardoadas com os prémios Alto Prestígio, cuja atribuição encerrou a X Gala da Confederação do Desporto de Portugal (CDP).

O pai do treinador do campeão inglês Chelsea, José Félix Mourinho, e o Presidente da Associação de Munícipios Portugueses, Fernando Ruas, receberam as distinções pelo "trabalho de enorme mérito em prol do desporto", no final da cerimónia realizada no Casino Estoril.

José Félix Mourinho declarou-se um "pai orgulhoso", enquanto recebia o prémio das mãos do secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, e Fernando Ruas lembrou que "afinal, o betão também é fundamental para a prática desportiva", através da construção de infra-estruturas.

"Precisamos de momentos destes no desporto em Portugal. Apesar de tudo, ainda há quem consiga ser campeão em Portugal. Mas ainda é preciso conseguir que não sejamos o último país da Europa em prática desportiva. É um campeonato que nos obrigará a trabalhar muito", advertiu Laurentino Dias.

O Presidente da CDP, Carlos Paula Cardoso, alertou para a necessidade de "tornar credivel o desporto em Portugal", papel para o qual o organismo desempenha um papel decisivo, ao distinguir os "novos ídolos desportivos do país", durante os designados Óscares do Desporto Português.

No Ano Internacional do Desporto, instituido pela Organização das Nações Unidas (ONU), a CDP criou o Prémio Mérito Desportivo Prestigio, que distinguiu José Peseiro (Futebol), na categoria treinador do Ano, José Veras (Paraquedismo) e Diana Gomes (Natação), eleitos atletas masculino e feminino do Ano respectivamente.

Os candidatos foram designados pelas respectivas federações e após uma primeira fase de votação "on-line" destinada a apurar os cinco finalistas a desportista do ano, José Peseiro; José Veras e Diana Gomes impuseram-se na segunda fase por "televoto", que terminou poucos minutos antes do anúncio final.

José Peseiro, finalista vencido da Taça UEFA em 2005, no comando técnico do Sporting, emocionou-se ao dedicar o prémio "a todos os desportistas em Portugal" e aos colaboradores durante a passagem pelo clube lisboeta.

Outro momento alto da noite aconteceu durante a homenagem aos atletas que se sagraram campeões da Europa e do Mundo em 2005, tanto a nível individual como colectivo (juniores e seniores), com destaque para o desporto adaptado com mais de metade dos titulos obtidos (47).

A X Gala de CDP premiou também as "Personalidades e Entidades do Ano" designadas por 52 federações pelo contributo no desenvolvimento das respectivas modalidades e pelo desempenho desportivo alcançado na última época.

Fonte: LUSA