O Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, foi o palco escolhido para a celebração da 27ª edição da Gala do Desporto de Portugal, da Confederação do Desporto de Portugal, que se realizou no passado dia 3 de maio, numa noite em que o Desporto nacional foi rei.
Pelo palco passaram várias personalidades do ano e campeões da Europa e do mundo, enaltecidos pelas federações desportivas, que fizeram história em 2023.
A noite foi de festa e plena de emoções fortes na hora em que foram anunciados os finalistas dos Prémios “Desportistas do Ano”, nas diversas categorias.
O nadador Diogo Ribeiro voltou a subir ao palco, pelo segundo ano consecutivo, desta vez como vencedor do prémio Atleta Masculino. Já a ciclista Maria Martins, campeã europeia de Scratch, foi eleita a Atleta Feminina do ano.
Da canoagem, Hélio Lucas foi distinguido com o prémio Treinador do Ano e Norberto Mourão venceu a categoria de Desporto Adaptado.
O futebol mereceu também duplo destaque, com a Seleção Feminina A de Futebol a conquistar o prémio de melhor Equipa de 2023 e João Neves a ser distinguido como Jovem Promessa do Ano.
A 27.ª Gala do Desporto de Portugal encerrou a noite com a homenagem a Carlos Lopes, distinguido com o prémio Mérito Desportivo-Alto Prestígio, a mais alta distinção da CDP, no ano em que se assinalam 40 anos em que conquistou a primeira medalha de ouro em Jogos Olímpicos para Portugal, na maratona, em Los Angeles, em 1984.
O evento contou ainda com demonstrações de ginástica acrobática do Sporting Clube de Portugal e momentos musicais e de magia.
A celebração que enalteceu os melhores momentos do Desporto português em 2023, contou com a presença do Ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, do Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, e de cerca de cinco centenas de pessoas, como atletas e ex-atletas, presidentes e representantes de clubes, associações, federações desportivas e outras organizações do setor, Deputados à Assembleia da República e membros de partidos políticos.
Fonte: CDP, 06/05/2024