O judoca, Jorge Fonseca, e a triplo-saltadora, Patrícia Mamona, venceram o Prémio “Desportistas do Ano”, nas categorias Atleta Masculino e Atleta Feminino, respetivamente.
Na noite da 25ª Gala do Desporto, Jorge Fonseca que, em 2021, se sagrou bi-campeão do mundo de seniores e conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio conquistou o prémio Atleta Masculino do ano. Entre os nomeados estavam, ainda, Pedro Pichardo (atletismo), Fernando Pimenta (canoagem), Rui Silva (andebol), João Almeida (ciclismo) e Norberto Mourão (paracanoagem).
A triplo-saltadora, Patrícia Mamona, campeã da Europa de triplo-salto em pista coberta e vice-campeão olímpica, na mesma especialidade, recebeu o galardão de Atleta Feminino do Ano, que contava, também, com as nomeadas: Telma Monteiro (judo), Teresa Portela (canoagem), Filipa Martins (Ginástica) e Maria Martins (ciclismo).
Quanto ao prémio da Jovem Promessa do Ano, foi atribuído a Izaquel Gomes Té, campeão do mundo de futsal, em 2021. A atleta estava na corrida ao prémio com Iúri Leitão (ciclismo), Pedro Casinha (canoagem), Joana Crisóstomo (judo) e a dupla Diogo Costa/Pedro Costa (vela).
O selecionador nacional de futsal, Jorge Braz que levou a Seleção Nacional A de Futsal ao lugar mais alto do pódio no mundial de 2021 foi eleito o Treinador do Ano 2021. Para além do técnico, nesta categoria estavam nomeados Hélio Lucas (canoagem), Pedro Soares (judo), Lourença França (ginástica) e Jorge Fundora (atletismo).
Finalmente, o troféu Equipa do ano foi entregue à Seleção Nacional Sénior A de Futsal que se sagrou campeã do mundo em 2021. Esta equipa teve como concorrentes ao prémio as equipas da Seleção Nacional Sénior de Andebol, a equipa de K4 500 metros masculino (canoagem), a Seleção Nacional de Ténis de Mesa Síndrome Down ITAADS e a Equipa Olímpica de Paralímpica de judo.
No Salão Preto e Prata do Casino Estoril, para além destes prémios, distinguiram-se, ainda, as Personalidades do Ano indicadas pelas federações, foram homenageados os campeões mundiais e europeus (seniores e juniores).
A Confederação do Desporto de Portugal homenageou ainda as federações desportivas pelo trabalho e colaboração que fizeram com que estas 25 edições da Gala do Desporto, fossem uma realidade e um sucesso
O evento encerrou com a entrega do Prémio Alto Prestígio da CDP ao Prof. Carlos Alberto Gonçalves, ex. presidente do EFPM.
A 25ª Gala do Desporto foi abrilhantada com as atuações do Lisboa Ginásio Clube e com os momentos musicais a cargo de Inês de Vasconcelos, uma das vozes promessas do fado.
Fonte: CDP, 04/03/2021