Os judocas Jorge Fonseca e Patrícia Sampaio venceram o Prémio “Desportistas do Ano”, nas categorias Atleta Masculino e Atleta Feminino, respetivamente.
Na noite da 24ª Gala do Desporto, Jorge Fonseca que, em 2019, se sagrou campeão do mundo de seniores, venceu medalha de bronze no Grand Prix de Zagreb e a prova de equipas da Champions League pelo Sporting Clube de Portugal, conquistou o prémio Atleta Masculino do ano. Entre os nomeados estavam, ainda, João Vieira (atletismo), Fernando Pimenta (canoagem), Jordan Santos (futebol de praia) e Frederico Morais (surf).
Patrícia Sampaio, judoca de, apenas, 20 anos e bi-campeã da Europa de juniores no ano de 2019, recebeu o galardão de Atleta Feminino do Ano, que contava, também, com as nomeadas: Inês Henriques (atletismo), Teresa Portela (canoagem), Ana Margarida Filipe (desporto para pessoas com deficiência) e Vanessa Marques.
Quanto à distinção de Jovem Promessa do Ano, foi atribuída a Mariana Machado, medalha de prata nos 3000 m do Europeu de Juniores e medalha de bronze no Europeu de Juniores de corta-mato, em 2019. A atleta estava na corrida ao prémio com Maria Martins (ciclismo), João Félix (futebol), Raquel Brito (judo) e Raffaele Storti (rugby).
O selecionador nacional de andebol, Paulo Jorge Pereira que, no decorrer da semana anterior, atingiu, com a sua equipa, um histórico 6.º lugar no europeu da modalidade, foi eleito o Treinador do Ano 2019. Para além do técnico, nesta categoria estavam nomeados Rui Fernandes (canoagem), Fernando Santos (futebol), Pedro Soares (judo) e Renato Garrido (patinagem).
Finalmente, o troféu Equipa do ano foi entregue à Seleção Nacional Sénior Masculina de hóquei em patins que se sagrou campeã do mundo em 2019. Esta equipa teve como concorrentes ao prémio as equipas de atletismo e de judo do Sporting Clube de Portugal, a equipa de K4 500 metros (canoagem) e a Seleção A Masculina (futebol).
No Salão Preto e Prata do Casino Estoril, para além destes prémios, distinguiram-se, ainda, as Personalidades do Ano indicadas pelas federações, foram homenageados os campeões mundiais e europeus (seniores e juniores) e o governo português atribuiu, a título póstumo, o Colar de Honra de Mérito Desportivo a Paulo Gonçalves.
O evento encerrou com a entrega do Prémio Alto Prestígio da CDP ao Prof. Dr. António Gentil Martins e à Unidade de Medicina Desportiva e de Treino do CAR Jamor.
Fonte: CDP, 30/01/2020