O motociclista Miguel Oliveira e a marchadora Inês Henriques venceram, pela segunda vez consecutiva, o Prémio “Desportistas do Ano”, atleta masculino e atleta feminino, respetivamente.
Miguel Oliveira, que acaba de subir à categoria rainha de Moto GP, foi distinguido com o prémio Atleta Masculino do Ano depois se tornar vice-campeão do mundo de Moto2. Estavam igualmente nomeados para o prémio Fernando Pimenta (canoagem), Nelson Évora (atletismo), Ivo Oliveira (ciclismo) e João Sousa (ténis).
A marchadora do Clube de Natação de Rio Maior recebeu o prémio Atleta Feminina do Ano. Inês Henriques foi em 2018 campeã da Europa dos 50 km marcha em Berlim. Joana Schenker (bodyboard), Ana Sofia Gonçalves “Fifó” (futsal), Carolina Ferreira (patinagem) e Francisca Laia (desporto universitário/canoagem) estavam igualmente na corrida a este galardão.
A meio-fundista Mariana Machado foi a grande vencedora do prémio Jovem Promessa do Ano. A atleta do Sporting Clube de Braga superou jovens promessas do desporto nacional – o futebolista João Filipe Neves (Jota), Beatriz Ramos, do motociclismo, o triatleta Alexandre Montez e Sandro Baessa, do desporto para pessoas com deficiência/atletismo.
O técnico de canoagem Hélio Lucas, múltiplo campeão da Europa e do mundo, arrebatou pelo segundo ano consecutivo o prémio Treinador do Ano. Nesta categoria estavam também na corrida Rui Alecrim (desporto para pessoas com deficiência/atletismo), Paulo Barrigana (atletismo), Gabriel Mendes (ciclismo) e Jorge Braz (futsal).
O galardão da Equipa do Ano foi entregue à dupla campeã europeia de canoagem de K2 200 metros feminina. Teresa Portela e Joana Vasconcelos tiveram como concorrentes a equipa de atletismo do Sporting, a seleção nacional sub-19 masculina de futebol, a seleção nacional universitária feminina de futsal e a seleção nacional masculina de futsal síndrome de down.
No Salão Preto e Prata, do Casino Estoril, completamente cheio, foram ainda distinguidas as Personalidades do Ano, indicadas pelas federações, bem como homenageados os campeões mundiais e europeus (seniores e juniores). O evento encerrou com a entrega do Prémio Alto Prestígio da CDP à organização de Braga Cidade Europeia do Desporto 2018 e à Confederação das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto.
Vitor Lima, diretor da Agência COSMOS, e o secretário-geral da CDP, Fernando Nogueira, com Hélio Lucas, canoagem, vencedor do prémio de Treinador do Ano
Mariana Machado, atletismo, recebeu das mãos de Sofia Silva e Sousa, presidente do Conselho Jurídico da CDP e de Jorge Henriques, da corretora de seguros MDS, o prémio Jovem Promessa do Ano.
O treinador Hélio Lucas, recebeu em nome da equipa K2 200m feminino (canoagem), o prémio Equipa do Ano. O galardão foi entregue por João Alberto, administrador da Lacatoni e por Caleia Rodrigues, presidente do Conselho Fiscal da CDP.
A marchadora Inês Henriques foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, a Atleta Feminina do Ano. Recebeu o prémio das mãos de Mário Teixeira, presidente da Assembleia Geral da CDP, e Nuno Pinto Magalhães, diretor da Central de Cervejas.
João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e do Desporto e Carlos Paula Cardoso, presidente da CDP, entregaram a Manuel Marinheiro, presidente da FMP e a Beatriz Ramos, o prémio de Atleta Masculino do Ano, que distinguiu em 2018 o piloto Miguel Oliveira.
O evento encerrou com a entrega do Prémio Alto Prestígio da CDP à organização de Braga Cidade Europeia do Desporto 2018 e à Confederação das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto.
Fonte: CDP, 30/01/2019