CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

Miguel Oliveira e Inês Henriques foram os grandes protagonistas da 22ª Gala do Desporto da CDP, que, por mais um ano, teve como palco o Casino Estoril.

A marchadora do Clube de Natação de Rio Maior recebeu o prémio Atleta Feminina do Ano. Inês Henriques foi em 2017 campeã do mundo e recordista mundial dos 50 km marcha em Londres. Joana Schenker (bodyboard), Teresa Portela (canoagem), Cláudia Neto (futebol) e Cláudia Santos (desporto para pessoas com deficiência) estavam igualmente na corrida a este galardão.

Miguel Oliveira conquistou o público e foi distinguido com o prémio Atleta Masculino do Ano, depois da brilhante exibição no Campeonato do Mundo de Moto2. O piloto português, que corre pela equipa KTM, ganhou três provas e foi o terceiro no campeonato do ano passado. Estavam igualmente nomeados para o prémio Fernando Pimenta (canoagem), Nelson Évora (atletismo), Ricardinho (futebol) e Frederico Morais (surf)

Um ano depois de Renato Sanches ter conquistado o prémio Jovem Promessa, o futebol voltou a estar em destaque, desta vez pelo mérito de Bruno Fernandes. O médio do Sporting Clube de Portugal foi o preferido num conjunto de candidatos com nomes bem conhecidos - o canoísta Sérgio Maciel, a ciclista Maria Martins, o triatleta Vasco Vilaça e Evelise Veiga, atleta no triplo salto feminino.

O técnico Hélio Lucas, bicampeão da Europa em K1 1.000 metros, campeão do mundo em K1 5.000 metros e vice-campeão do mundo em K1 1.000 metros, foi o grande vencedor do prémio Treinador do Ano. O canoísta e técnico de Fernando Pimenta concorria ao prémio juntamente com Hugo Canela (treinador de andebol do Sporting), Jorge Miguel (atletismo), Lino Barruncho (triatlo) e a equipa técnica nacional de surf.

O galardão da Equipa do Ano foi entregue à equipa de triatlo do Sport Lisboa e Benfica, que conquistou o Europeu de clubes e o campeonato nacional jovem de clubes, em 2017. Para receber o prémio estiveram em palco os atletas João Pereira e Vanessa Fernandes.

A formação 'encarnada' superou a equipa de atletismo do Sporting, a seleção nacional A feminina de futebol, a seleção nacional de hóquei em patins de sub-20 e a seleção nacional de seniores masculinos de ténis de mesa.

Em noite de gala para a Confederação do Desporto de Portugal, que comemora 25 anos de existência, foram ainda distinguidas as Personalidades do Ano, indicadas pelas federações, bem como homenageados os campeões mundiais e europeus (seniores e juniores), os medalhados de ouro nas Universíadas de verão e os medalhados nos Jogos Mundiais e nos Jogos Surdolímpicos.

Vitor Lima, diretor da Agência COSMOS, e o secretário-geral da CDP, Fernando Nogueira, com Hélio Lucas, canoagem, vencedor do prémio de Treinador do Ano.


Luís Gestas, do Sporting Clube de Portugal, recebeu das mãos de Sofia Silva e Sousa, presidente do Conselho Jurídico da CDP e de Rui Santos, da corretora de seguros MDS, o prémio Jovem Promessa do Ano, nesta edição entregue ao futebolista Bruno Fernandes.


Vanessa Fernandes e João Pereira, da equipa de triatlo do Sport Lisboa e Benfica, eleita Equipa do Ano, ladeados por Caleia Rodrigues, presidente do Conselho Fiscal da CDP e António Soares, administrador da Lacatoni.


A marchadora Inês Henriques foi eleita a Atleta Feminina do Ano. Recebeu o prémio das mãos de Mário Teixeira, presidente da Assembleia Geral da CDP, e Nuno Pinto Magalhães, diretor da Central de Cervejas.


Augusto Baganha, presidente do IPDJ, e Ilídio Trindade, vice-presidente da CDP, entregaram o prémio de melhor Atleta Masculino do Ano a Miguel Oliveira, do motociclismo.

Fonte: CDP, 18/01/2018