Ao vencer esta quarta-feira as suas congéneres de Angola em andebol e basquetebol, as equipas de Portugal nestas modalidades garantiram desde já as presenças nos jogos da final, tendo amanhã que jogar em ambos casos frente às equipas de São Tomé e Príncipe, mas nos dois torneios apenas para cumprir calendário, apontando já aos jogos das respectivas finais.
Depois dos resultados desta quarta-feira, Portugal está assim desde já apurado para a final do torneio de basquetebol, na qual irá encontrar o Brasil, devendo jogar a final na competição de andebol com o vencedor do jogo de amanhã entre Angola e Brasil.
Em relação ao basquetebol, onde se adivinhava uma luta mais forte pela presença na final do torneio entre Portugal e Angola, o conjunto português, que está presente nestes Jogos da CPLP procurando a melhor preparação também para o Campeonato da Europa de Sub-16 a disputar na Macedónia de 18 a 30 de Agosto, acabou por vencer hoje a sua congénere de Angola, por 49-33, garantindo com esse triunfo a presença na final do torneio.
Vítor Ferreira, chefe de equipa da comitiva da basquetebol que está presente nos IX Jogos Desportivos CPLP Angola 2014, deixou claro que os objectivos que existiam para a participação neste evento por parte da formação portuguesa de basquetebol “foram alcançados”.
“Os jogos têm decorrido bem para nós. Havia o jogo desta quarta-feira frente à formação de Angola, um jogo decisivo frente ao adversário que mais se equiparava à nossa formação – o basquetebol em Angola é muito acarinhado, com participações em competições internacionais ao mais alto nível com os séniores, tendo por isso sempre muito boas formações, mesmo nas camadas mais jovens –, esperávamos um jogo equilibrado cuja vitória dependeria sempre da nossa capacidade de gerir a vontade de ganhar e participar na final. Angola tem uma equipa morfologicamente mais forte do que nós, mais alta, mas nós fizemos valer outros argumentos”, explicou Vítor Ferreira.
Com uma média de alturas menor do que Angola, a equipa de Portugal conseguiu assim mostrar que a altura pode não ser tudo, como frisou Vítor Ferreira: “A altura ajuda numa modalidade como o basquetebol, mas eu penso que a vontade e a capacidade de lutar superam muitas vezes a diferença da altura. Tem-se visto muitas vezes, e ainda mais nestes escalões, a vontade de vencer e a capacidade de lutar a superarem as vantagens que teoricamente seriam permitidas pela maior altura”.
A final do torneio de basquetebol será assim disputada contra o Brasil, podendo-se dizer que os objectivos que levaram Portugal a estes Jogos “estão cumpridos”. “Um dos objectivos destes Jogos da CPLP passava pela participação em convívio e com a interacção dos nossos atletas. Depois, tínhamos outro objectivo que passava pela preparação da nossa participação, de 18 a 30 de Agosto, no Campeonato da Europa (sub-16 masculinos), a realizar na Macedónia. Tivemos assim esta carga de jogos, onde até a competitividade com o Brasil nos vai ajudar a conseguir as melhores condições para chegarmos da melhor forma ao Campeonato da Europa”, concluiu este responsável pela comitiva de basquetebol aos IX Jogos Desportivos CPLP Angola 2014.
Resultados do dia…
Relativamente ao quadro de resultados desta quarta-feira, para além dos triunfos já referidos no andebol e no basquetebol, Portugal venceu ainda no ténis, garantindo medalhas de ouro nas duas competições, feminina e masculina…
ANDEBOL
Portugal – Angola 23-22
BASQUETEBOL
Portugal – Angola 49-33
TÉNIS
Portugal – Brasil (final feminina) 2-1 – Medalha de Ouro
Portugal – Brasil (final masculina) 3-0 – Medalha de Ouro
Fonte: CDP, 30-07-2014