CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Representação Externa

O Desporto Nacional encontra-se representado através da Confederação do Desporto de Portugal numa das principais organizações desportivas europeias: a European Non-Governamental Sports Organization (ENGSO).

Trata-se de uma representação bivalente, pois, além da representatividade inerente a membro da ENGSO, o presidente da CDP é atualmente o presidente da organização, a qual é um dos interlocutores privilegiados da União Europeia (UE) e do Conselho da Europa relativamente à atividade física e à prática desportiva, particularmente em iniciativas relacionadas com o desporto de base, a transparência e a boa governação das organizações desportivas e a promoção e defesa dos valores éticos.

A ENGSO participou ativamente no debate sobre o jogo social e o monopólio das lotarias europeias assim como teve um papel importante no White Book (ou White Paper) on Sports, publicado em 2007.

O Presidente da CDP é desde 2003 membro da Comissão Executiva da ENGSO, tendo sido eleito presidente na assembleia-geral realizada em abril de 2015, em Lisboa. Nesta assembleia, a diretora da CDP, Filipa Godinho, foi eleita para o Comité Executivo da ENGSO Youth.

Em 2019, o presidente da CDP atingiu o limite de mandatos no seio do ENGSO e na Assembleia Geral Eleitoral, realizada em Frankfurt a 15 de junho, deixou o cargo tendo sido eleito por unanimidade “Presidente Honorário” da organização.

A Confederação do Desporto de Portugal, nesta mesma Assembleia-Geral Eleitoral, apresentou como candidata a um dos cargos na Comissão Executiva do ENGSO, Filipa Godinho, a qual foi eleita.

Em maio de 2023, na Assembleia-Geral Eleitoral, Filipa Godinho, foi eleita vice-presidente da ENGSO, para o período de 2023-2025.

Foi também eleita para O ENGSO Youth a candidata apresentada pela CDP, Marianna Cardoso.

Ainda no âmbito do ENGSO, a vice-presidente Anabela Reis foi eleita, na Assembleia Geral de Junho para a Comissão de Igualdade (EWS).

O presidente da CDP ocupa um dos lugares do Bureau do EPAS, do Conselho da Europa.

Outra organização na qual a Confederação está filiada é o European Fair Play Mouvement (EFPM). 

Representação Interna
Conselho Nacional do Desporto – Daniel Monteiro;
Conselho de Administração da Fundação do Desporto – Anabela Reis;
Conselho de Fundadores e Curadores da Fundação do Desporto – Carlos Paula Cardoso;
Autoridade Antidopagem de Portugal – Anabela Reis;
Conselho Técnico para o Policiamento dos Espetáculos Desportivos (MAI) – Carlos Dias Ferreira;
Conselho de Arbitragem Desportiva do Tribunal Arbitra do Desporto (TAD) – Luís Paulo Relógio e Ana Cristina Vital de Melo;
Autoridade Nacional Contra Violência no Desporto – Carlos Dias Ferreira.