CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Na sua sétima edição o Triatlo do Zêzere (Pedrogão Grande) teve recorde novo de participações, foram 160 os atletas que alinharam à partida para um percurso que coloca à prova a capacidade de todos os participantes. Com diversas mudanças de lider, no final foram Diogo Custódio e Bárbara Clemente quem levou a melhor sobre a concorrência.

A história da prova
Filipe Azevedo (Águias de Alpiarça) foi o primeiro lider da prova, cumprindo os 750m de natação na Barragem do Cabril com Vasco Pessoa (CT Fundão) no seu encalço e com o Sportinguista Ruben Costa (SCP) um pouco mais atrás.

O segmento de ciclismo, composto por três voltas e bastante selectivo, veio a produzir diversas alterações na frente da prova. Ao trio da liderança juntaram-se, entre outros, Diogo Custódio (Sporting CP), Hugo Alves (CT Fundão) e José Estranjeiro (AACoimbra). Este grupo da liderança chegou à segunda transição, instalada no centro de Pedrogão Grande com aqueles três atletas na frente.

Seguiram-se cinco km de corrida marcados pelo intenso calor. Diogo Custódio foi quem melhor resistiu às duras condições conseguindo um excelente parcial de corrida.  Já no final da primeira vlta Pedro Gomes (CO Oeiras) colocava-se na segunda posição, bem perto do lider. Um pouco mais atrás Hugo Alves e Vasco Pessoa, ambos do CT Fundão lutavam pelo terceiro lugar.

A vitória acabou por se decidir num sprint emocionante entre Diogo Custódio e Pedro Gomes. Levou a melhor o Sportinguista, que assim averbou a primeira vitória da sua carreira. Em terceiro lugar ficou Vasco Pessoa, vencedor em 2009.

No sector feminino, Raquel Rocha foi a primeira a sair da água. Um pouco mais atrás surgia Filipa Ferreia e Vanessa Valente, todas do Alhandra Sporting Clube. No segmento de ciclismo Bárbara Clemente (CO Oeiras) acabou por alcançaras três fugitivas assumindo a frente da prova. Atrás dela colocavam-se Raquel Rocha e Filipa Ferreira.

A corrida foi iniciada com Bárbara na frente, Filipa em segundo e Raquel na terceira posição, mantendo-se esta a ordem de prova até final, embora com Filipa Ferreira a recuperar terreno gradualmente enquanto que Raquel Rocha perdia para as duas da frente.

Bárbara Clemente viria a cortar a meta com menos 4 segundos que Filipa Ferreia. Em terceiro, a dois minutos e 23 segundos, terminaria  Raquel Rocha.
Colectivamente venceram o Sporting Clube de Portugal nos homens e o Alhandra Sporting Clube nas mulheres.

Fonte: FTP 04/07/2010