CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Por equipas, o Clube Olímpico de Oeiras superiorizou-se no sector masculino, enquanto o Alhandra Sporting Clube ocupou o lugar mais alto do pódio em femininos.

Mais de 250 atletas participaram no III Triatlo de Abrantes, pontuável para a Taça de Portugal, estando em discussão a quarta etapa. A prova efectuou-se na distância sprint -  750 metros de natação (uma volta), 20 quilómetros de ciclismo (três voltas) e 5 mil metros de corrida (três voltas) - com o Complexo Aquapólis a centralizar as operações.

João Silva (Clube Olímpico de Oeiras) foi o primeiro atleta a sair da água, com João Pereira (Alhandra Sporting Club), Duarte Marques (CD "Os Águias" de Alpiarça), Bruno Pais (Sport Lisboa e Benfica), Pedro Afonso Gaspar (CD "Os Águias" de Alpiarça), Miguel Fernandes e Hugo Ventura (ambos do Olímpico) a surgirem logo atrás.

Durante o ciclismo, manteve-se na frente este grupo e só no último segmento é que surgiram alterações. João Silva destacou-se logo nos primeiros metros de corrida e acabou por cumprir as três voltas isolado. João Pereira, Bruno Pais e Duarte Marques assumiram-se como principais opositores, mas não conseguiram anular a desvantagem.

Na última volta, João Pereira ainda se aproximou de João Silva, mas o atleta do Olímpico, recente vencedor da Taça do Mundo de Triatlo de Monterrey, não deu hipóteses e foi mesmo o primeiro a cortar a meta, com o registo de 59m43s. O jovem do Alhandra terminou a prova nove segundos depois. Um bom desempenho de João Silva e João Pereira que competem, a par de Duarte Marques, no próximo sábado, dia 8, em Seul, na segunda etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo.

Em Abrantes, Bruno Pais, do Sport Lisboa e Benfica, completou o pódio e Duarte Marques ficou na quarta posição, seguido de três atletas do Olímpico Miguel Fernandes, Hugo Ventura e Pedro Gomes. Tiago Lobo (Compeed/Tri-Oeste) foi oitavo classificado, à frente de Luís Marafuz (Alhandra) e Rodrigo Baltazar (Sporting Clube Portugal).

Prova Feminina
Na prova feminina, Bárbara Clemente (Clube Olímpico de Oeiras) saiu da água na sexta posição, atrás de Filipa Ferreira (Alhandra Sporting Club), Tânia Henriques (Associação Naval Amorense), Ana Filipa Sampaio, Sofia Almeida (ambas do Alhandra) e Sónia Quintela (Compeed/Tri-Oeste), mas impôs-se no ciclismo e conseguiu "roubar" a liderança a Filipa Ferreira.

Bárbara chegou à segunda transição no comando da prova e não o largou nos cinco quilómetros de corrida, triunfando com o tempo de 01h09m58s. Filipa Ferreira terminou dois minutos e 15 segundos depois, enquanto Ana Teresa Machado (Olímpico) garantiu também um lugar no pódio (01h13m19s).

Katarina Larsson (Compeed/Tri-Oeste) ocupou o quarto lugar da geral, Andreia Lopes (Amiciclo de Grândola) o quinto e Maria João Madeira (Clube Triatlo Almada) o sexto. Seguiram-se Ana Filipa Sampaio, Sofia Almeida, Sónia Quintela e Vanessa Pereira (Compeed/Tri-Oeste).

Os resultados completos podem ser consultados no sítio da Federação de Triatlo de Portugal.

Taça de Portugal
Depois de Arronches, Ribatejo e Quarteira, a Taça de Portugal regressou em Abrantes. O Clube Olímpico de Oeiras mantém-se imparável no sector masculino, com quatro vitórias em outras tantas etapas. As equipas do Alhandra Sporting Club e do CD "Os Águias" de Alpiarça também subiram ao pódio em Abrantes.

Em femininos, o Alhandra teve a companhia do Compeed/Tri-Oeste, formação que lidera a competição com 730 pontos, e do Clube Triatlo de Almada.
A quinta etapa da Taça de Portugal realiza-se já no próximo domingo, dia 9, em Coimbra.

O III Triatlo de Abrantes é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Abrantes e da Federação de Triatlo de Portugal.

Fonte: FTP 03/05/2010