A etapa inaugural da Taça da Europa de Triatlo de 2010 realizou-se, domingo, em Quarteira. Vanessa Fernandes regressou às vitórias na prova feminina, enquanto o espanhol Mario Mola, com uma corrida relâmpago, foi o vencedor masculino. João Silva obteve a segunda posição. Imagens disponíveis.
Uma manhã solarenga presenteou os triatletas presentes na primeira etapa da Taça da Europa de Triatlo. O mar, um pouco agitado, foi o grande adversário dos atletas.
Na competição feminina, Vanessa Fernandes voltou às vitórias. Com um bom segmento de natação, a atleta lusa entrou no parque de transição nas primeiras posições e logo se isolou com a russa Olga Dimitrieva. A colaboração entre as duas dava frutos e a vantagem crescia volta após volta. Perto da última transição, Dimitrieva viria a furar o que permitiu a Vanessa Fernandes entrar isolada para a corrida final. Aliada à pouca sorte, a russa viria a cometer um erro, ao utilizar uma roda de substituição que não pertencia à sua equipa, e foi desclassificada.
Nos dez quilómetros de corrida, Vanessa Fernandes aumentou a vantagem através de uma corrida muito sólida, enquanto a luta pelas restantes posições do pódio sorria à francesa Chararayon e à italiana Alice Betto.
Quanto às restantes portuguesas em competição, Maria Areosa conclui no 15.º lugar, Mariana Costa no 25.º e Bárbara Clemente no 26.º.
Prata para João Silva
A prova masculina foi em tudo diferente. Apesar das quebras verificadas no pelotão, durante o segmento de natação, acabou por se formar um grupo numeroso na liderança da prova durante o segmento de ciclismo, que deixava o espanhol Francesc Godoy na frente, com curto avanço.
Os portugueses, sempre bem colocados, aguardavam a sua oportunidade e antes da transição para a corrida, Bruno Pais - saiu atrasado da natação mas anulou a desvantagem e chegou ao trio da frente nas últimas voltas do ciclismo - desferia o seu ataque e começou a correr em primeiro lugar.
Contudo, atrás dele sobressaía o espanhol Mario Mola que, com uma poderosa corrida, assumiu o comando até final. Outro português, João Silva, fazia também um segmento de enorme qualidade, alcançando a segundo posição. O francês Grégory Roualt viria a fechar o pódio.
Destaque para os excelentes desempenhos dos atletas portugueses: Bruno Pais, 13.º, Pedro Laginha Palma 17.º, João Pereira 19.º, Duarte Marques 26.º, Vasco Pessoa 35.º, José Estrangeiro 48.º. Miguel Arraiolos, Pedro Gomes, devido a avaria, e Ruben Costa, por queda, não concluíram a prova.
De relevar mais uma excelente jornada organizada pela Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia de Quarteira, com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal.
Fonte: FTP 11/04/10