CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Perto de 600 atletas estiveram em Vila Franca de Xira a participar na etapa inaugural da Taça de Portugal PORterra, competição que se estreia este ano no calendário competitivo nacional.

A 14.ª edição do Duatlo das Lezírias - Troféu José Luís Matos revelou-se um êxito, num fim-de-semana marcado pelo arranque do Campeonato Nacional Jovem e da Taça de Portugal PORterra e ainda uma prova Lazer. Ao todo, mais de mil atletas reuniram-se nas Lezírias numa promoção do desporto, neste caso concreto do duatlo.

Para domingo, estava agendada a primeira das oito etapas da nova competição destinada aos amantes do todo-o-terreno, a Taça de Portugal PORterra, que teve como vencedores absolutos João Silva e Maria Areosa, ambos do Clube Olímpico de Oeiras. Por equipas, a formação de Oeiras também subiu ao lugar mais alto do pódio em masculinos e femininos.

A liderar a prova desde o início esteve um quinteto: João Silva, o colega de equipa Lino Barruncho, Sérgio Silva (SR Camarnal/Seguros Contacto/Ika/Hilzy), Nelson Silva (Clube Natação do Tejo) e Miguel Arraiolos (Clube Desportivo "Os Águias" de Alpiarça).

A segunda transição revelou-se decisiva em relação ao desfecho da prova. João Silva assumiu a liderança na saída para a última corrida, enquanto Lino Barruncho e Sérgio Silva foram os principais perseguidores. O jovem atleta natural da Benedita acabou por levar a melhor e venceu pela primeira vez nas Lezírias. Uma hora, 18 minutos e 28 segundos foi o tempo em que cumpriu os seis quilómetros de corrida, 28 de BTT e três da corrida final.

Lino Barruncho ficou a 14 segundos do vencedor, Sérgio Silva completou o pódio a 21 segundos de João Silva. Na quarta posição classificou-se Miguel Arraiolos, seguido de Nelson Silva, Pedro Gomes e Miguel Fernandes (os dois últimos do Clube Olímpico de Oeiras). Duarte Marques, agora ao serviço do "Águias" de Alpiarça, terminou no oitavo lugar, à frente de Hugo Alves (Clube Triatlo Fundão) e Marco Sousa (Externato Cooperativo da Benedita).

Maria Areosa repete vitória
Em 2009, Maria Areosa venceu o Duatlo das Lezírias. Este ano, voltou a ser a primeira atleta feminina a cortar a meta, depois de ter liderado a prova isolada do princípio ao fim. Uma hora, 29 minutos e 21 segundos foi o tempo final para a atleta do Clube Olímpico de Oeiras.

Ao pódio subiram mais duas atletas do Olímpico. Bárbara Clemente classificou-se na segunda posição (01h29m51s) e Joana Marques na terceira (01h33m02s). Ana Sofia Henriques (Associação Naval Amorense) ocupou o quarto posto, seguindo-se Ana Teresa Machado (Clube Olímpico de Oeiras), Ana Filipa Santos (Clube Triatlo do Fundão), Carla Ribeiro (Louletano Desportos Clube) e Rita Lopes (Amiciclo de Grândola).

Equipas
O Clube Olímpico de Oeiras foi a formação vencedora na etapa inaugural na Taça de Portugal PORterra. Em masculinos, teve a companhia no pódio do Clube Desportivo "Os Águias" de Alpiarça e do SR Camarnal/Seguros Contacto/Ika/Hilzy. No sector feminino, segundo lugar para o Louletano Desportos Clube e terceiro para o Alhandra Sporting Clube.

Os resultados completos podem ser consultados no sítio da Federação de Triatlo de Portugal.

A segunda etapa da Taça de Portugal PORterra realiza-se a 07 de Março, em Grândola.
O Duatlo das Lezírias prestou, mais uma vez, homenagem a José Luís Matos, atleta que faleceu durante o treino de ciclismo. A 14.ª edição foi organizada pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira - Divisão de Desporto, em parceria com o Alhandra Sporting Clube e com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal.

Fonte: FTP 07/02/2010