CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Na última etapa da Taça de Portugal, domínio do Alhandra Sporting Clube, mas na classificação final desta competição, os clubes vencedores foram o Halcon/Spiuk/Olímpico de Oeiras em masculinos e o Alhandra em femininos.

Depois das etapas inaugurais da Taça Ibérica de Triatlo Longo e do Campeonato nacional de Triatlo, o arquipélago da Madeira volta a marcar presença no calendário competitivo nacional da presente temporada. O VII Triatlo Cidade de Machico recebeu a 13.ª e derradeira etapa da Taça de Portugal, competição de clubes em que contam os resultados dos três melhores atletas.

Em masculinos, a formação do Halcon/Spiuk/Olímpico de Oeiras venceu com dez triunfos em treze possíveis. Em Machico, as equipas do Alhandra Sporting Clube e do Compeed/Tri-Oeste discutiam o segundo lugar. Desde o início da prova que o Alhandra mostrou estar bem posicionado para garantir a vice-liderança, colocando seis atletas na frente logo à saída da água, após 750 metros de natação: João Amorim, Fabrício Tomás, Bruno Pereira, João José Pereira, Rafael Ribeiro e Diogo Tristão.

Nos 20 quilómetros de ciclismo, o grupo fraccionou-se. João Amorim e João Pereira assumiram o comando, Fabrício Tomás seguia logo atrás e depois formou-se um quarteto composto por Rafael Ribeiro, Bruno Pereira, Guilherme Marques (Sporting Clube Portugal) e André Ferreira (Clube Futebol Andorinha), este último a apresentar-se como principal candidato à conquista do título de campeão regional da Madeira, também em discussão nesta prova.

João José Pereira e João Amorim entraram juntos para a segunda transição, mas o medalha de bronze no Campeonato do Mundo de Triatlo de Sub 23 (resultado alcançado na semana passada em Gold Coast) impôs de imediato um ritmo muito forte e fez os cinco quilómetros de corrida isolado na frente.

João José Pereira controlou a vantagem ao longo das quatro voltas e venceu, sem surpresas, a sétima edição do Triatlo Cidade de Machico com o tempo de 01h03m26s. João Amorim cortou a meta dois minutos e 34 segundos depois. No último lugar do pódio ficou outro atleta do Alhandra, Fabrício Tomás. Desta forma, a equipa venceu a última etapa da Taça de Portugal em masculinos.

Na quarta posição da tabela classificativa, ficou o júnior, também do Alhandra, Rafael Ribeiro, seguindo-se Tiago Lobo, o primeiro atleta do Compeed/Tri-Oeste a concluir a prova. Sexto lugar para André Ferreira, que assim se tornou pela primeira vez Campeão Regional de Triatlo da Madeira, três semanas depois de ter conquistado o mesmo título no Aquatlo.

Sétimo lugar para outro atleta da Madeira, Ricardo Gouveia, em representação do Clube de Natação da Calheta. Guilherme Marques (Sporting) foi oitavo classificado, à frente de Bruno Pereira (Alhandra) e Délio Ferreira (Tri-Oeste).

Filipa Ferreira vencedora
Na prova feminina, domínio também das atletas do Alhandra Sporting Clube. Sofia Almeida foi a primeira a sair da água, seguindo-se Liliana Silva, Filipa Ferreira e Ana Filipa Sampaio, com Sónia Quintela (Compeed/Tri-Oeste) perto das duas últimas atletas.

Nas quatro voltas de bicicleta, Sofia Almeida cedeu a liderança a Filipa Ferreira e Liliana Silva. A dupla chegou ao mesmo tempo ao parque de transição, instalado junto ao Fórum Machico, mas Filipa Ferreira ganhou vantagem logo no início da corrida.

Até ao final, não se registaram alterações e a vencedora do VII Triatlo Cidade de Machico, com o tempo de 01h15m26s, foi Filipa Ferreira. Liliana Silva terminou a prova um minuto e nove segundos depois. O pódio ficou completo com Sofia Almeida (01h17m54s).
Ana Filipa Sampaio, também do Alhandra, ainda ultrapassou Andreia Ponte (Ginásio Clube de Sines) e foi quarta classificada. Sexta posição para Sónia Quintela. A colega do Compeed/Tri-Oeste Vanessa Pereira ficou no sétimo posto. Seguiu-se a dupla do Ginásio Clube de Sines Carla e Rita Ribeiro.

Taça de Portugal
A Taça de Portugal terminou em Machico com um duplo êxito do Alhandra Sporting Clube na 13.ª etapa. Contas feitas, o Halcon/Spiuk/Olímpico de Oeiras foi a formação vencedora em masculinos com dez vitórias. Segundo lugar para o Alhandra e terceiro para o Compeed/Tri-Oeste. Em femininos, sete triunfos e seis segundos lugares permitiram ao Alhandra ser a equipa vencedora. No pódio ficaram o Compeed/Tri-Oeste e o Ginásio Clube de Sines.

Campeonato Regional da Madeira
Em simultâneo com a Taça de Portugal, apuraram-se os campeões regionais de triatlo da Madeira. André Ferreira levou a melhor sobre Ricardo Gouveia e Carlos Nóbrega, enquanto Ana Perestrelo revalidou o título em femininos.

Prova Lazer
A manhã de domingo começou com a prova Lazer, com Luís Pinto (individual) e Marisa Alves (Ludens Clube de Machico) a serem os vencedores.

Prova Jovem
No sábado à tarde, os protagonistas foram os mais pequenos, com a realização da nona etapa do Campeonato Nacional Jovem. Grande entusiasmo nos diferentes escalões (benjamins, infantis, iniciados e juvenis) com vitórias de atletas do Clube Triatlo de Almada, Alhandra Sporting Clube e Benebike/Águias de Alpiarça/KTM.

Os resultados completos de todas as provas estão disponíveis no sítio da Federação de Triatlo de Portugal.

A organização da sétima edição do Triatlo Cidade de Machico pertenceu ao Ludens Clube de Machico, à Associação Regional de Triatlo da Madeira e à Federação de Triatlo de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Machico.


Fonte: FTP 20/09/2009