CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
A triatleta Vanessa Fernandes vai voltar a competir no campeonato do Mundo da modalidade na finalíssima, entre 11 e 13 de Setembro, em Goald Coast, na Austrália, comunicou hoje a Federação de Triatlo de Portugal (FTP).

Depois da conquistar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, a atleta do Benfica fracturou a clavícula esquerda em Janeiro e participar, apenas, na quarta etapa do Mundial, realizada em Kitzbuhel, Áustria, acabando por desistir por lesão, e estando ausente, no último fim-de-semana, da quinta etapa, em Hamburgo, Alemanha.

Antes da oitava e última etapa, com a pontuação a dobrar, vão ser disputadas mais outras duas, em Londres a 16 de Agosto e Yokohama, no Japão no dia 23 de Agosto, nas quais a selecção nacional não estará presente.

Além de Vanessa Fernandes, estão também convocados para esta derradeira prova os elites Bruno Pais do Benfica e Duarte Marques do SR Camarnal, na categoria de sub-23 João José Pereira do Alhandra, João Silva e Miguel Arraiolos do Olímpico de Oeiras bem como os juniores João Amorim do Alhandra, Pedro Laginha Palma do Perosinho) e ainda Ruben Costa do Sporting.

Os nove triatletas vão efectuar um estágio em altitude, em Font Romeu, França, entre os dias 5 e 28 de Agosto, terminando a preparação, já na Austrália, de 3 a 10 de Setembro.

Presentemente e após cinco provas, a australiana Emma Moffat comanda destacadamente o "ranking" do campeonato do Mundo, com 3.140 pontos, à frente da neo-zelandesa Andrea Hewitt e da suíça Daniela Ryf, que ocupam a segunda e terceira posições, com 2.229 e 2.089 pontos, respectivamente.

No sector masculino, o alemão Maik Petzold ascendeu à liderança, ao somar 2.493 pontos, com uma curta vantagem sobre o britânico Alistair Brownlee (2.400 pontos) e o espanhol Javier Gomez (2.368), com os seis primeiros classificados com registos acima dos 2.000 pontos.

Com 784 pontos, Bruno Pais ocupa o 25.º lugar, enquanto Duarte Marques segue na 58.ª posição, com 221.

Fonte: FTP 27/07/2009