CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
brunoPortugal conquistou em Itália a medalha de prata na prova por equipas do escalão sub23 do Campeonato da Europa de Triatlo. Nos Juvenis a melhor equipa nacional foi 4ª e em femininos 8ª.

O segundo dia de competições no Campeonato da Europa de Triatlo de Juvenis e Sub23 foi dedicado às provas por equipas. Entre as formações nacionais a primeira a competir foi a de Juvenis Femininos. Esta equipa foi composta por Raquel Rocha, Andreia Lopes e Nadine Almeida. Numa prova extremamente competitiva as atletas portuguesas classificaram-se na 8ª posição. A prova foi ganha pela Hungria, seguida da Itália e Rússia.

Seguiu-se a prova dos Juvenis masculinos. Neste escalão Portugal apresentou duas formações, uma composta por Pedro Afonso Gaspar, Luís Marafuz e Miguel Fernandes (Portugal I). A outra equipa nacional foi composta por Rafael Ribeiro, Guilherme Marques e Hugo Alves (Portugal II).

A competitividade e mudanças de posições dificilmente poderiam ter sido maiores, tendo-se registado inúmeros ataques e mudanças de posições. De entre as duas formações nacionais Portugal I foi quem em primeiro lugar cruzou a linha de meta, na quarta posição, a apenas 22 segundos da medalha de bronze. Portugal II terminou a prova na 10ª posição. A prova foi ganha por Espanha, seguida por República Checa e Rússia.

À tarde competiram as equipas do escalão Sub23. Portugal apresentou uma equipa na prova masculina composta por João Silva, Miguel Arraiolos e João Pereira. O primeiro elemento português, João Silva fez uma prova ao seu melhor nível: colocou-se na frente à saída da água, integrou o grupo da frente durante o ciclismo e na corrida final isolou-se com o francês Vincent Luís. Miguel Arraiolos foi o segundo elemento a entrar em acção tendo chegado à corrida final com o grupo da frente. Nesse segmento destacou-se ligeiramente o russo Paryenko que passou o testemunho ao seu colega de equipa Brunkankov que não mais largou a liderança da prova. João Pereira foi o terceiro elemento nacional a competir tendo, também ele, feito uma prova ao seu melhor nível. Pereira recuperou tempo na natação e integrou um restrito grupo de três elementos que perseguiam o atleta russo. Já no final do segmento ciclismo o português atacou e iniciou o segmento de corrida final na segunda posição. Apesar de ainda recuperar terreno já não foi o suficiente para roubar o ouro à Rússia. França ocupou o terceiro lugar do pódio.

Portugal saldou assim a sua prestação nestes Campeonatos da Europa com a medalha de prata nesta prova.

Fonte: FTP 22/06/2009