CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Cinco provas, cinco vitórias para Bruno Pais, vencedor, desde 2001, das provas da Taça de Portugal em que participou. Vanessa Fernandes regressou à competição no II Triatlo do Ribatejo e... ganhou.

Com mais de trezentos atletas inscritos, a segunda edição do Triatlo do Ribatejo prometia ser um sucesso. E foi mesmo! 275 atletas participaram na prova que começou em Alpiarça e terminou em Santarém. O entusiasmo atingiu também o público, em número considerável tanto na Albufeira dos Patudos, onde se disputou a natação, como no Largo do Seminário, em Santarém, onde acompanhou a segunda transição, a corrida e as chegadas.

A festa foi feita pela dupla do Sport Lisboa e Benfica, Bruno Pais e Vanessa Fernandes. O primeiro está a fazer um início de temporada arrebatador, com êxito total nas provas do calendário nacional em que participou, nomeadamente Jamor, Lezírias, Porto Santo, Cadaval e agora Ribatejo. Já a vice-campeã olímpica regressou à competição, após fractura na clavícula, e o resultado foi o mais desejado: a vitória.

Realce ainda para a presença de atletas da selecção russa de triatlo nesta prova, eles que estão em Rio Maior para preparar a participação na Taça da Europa de Triatlo de Quarteira, a 5 de Abril. Os melhores classificados foram Olga Dimitrieva (terceira) e Ivan Kalashnikov (13.º).

Prova Feminina
Devido ao elevado número de inscritos, a organização decidiu fazer as partidas separadas, com 15 minutos de intervalo. As senhoras foram as primeiras a cumprir os 750 metros de natação e Anaís Moniz (Clube Futebol "Os Belenenses") a mais rápida: 09m41s. Seguiram-se Maria Areosa (Halcon-Spiuk-Olímpico de Oeiras), as russas Olga Dimitrieva, Lyubov Volkova e Natalia Efremova, Vanessa Fernandes, Mariana Costa (Clube Olímpico de Oeiras) e Sara Madeira (Clube de Triatlo de Almada).

Vanessa Fernandes recuperou a liderança nos 19.930 metros de ciclismo, ganhando vantagem sobre Anaís Moniz já perto da segunda transição. A atleta de Perosinho aproveitou depois os 4.980 metros de corrida para consolidar o primeiro posto e cortar isolada a meta com o tempo de 01h05m27s.

Anaís Moniz manteve o segundo lugar até ao final (01h06m59s), enquanto Olga Dimitrieva completou o pódio (01h08m48s). Maria Areosa, com uma boa recuperação na corrida, foi quarta classificada, seguida da russa Elena Danilova, da colega de equipa (Clube Olímpico de Oeiras) Bárbara Clemente, da russa Anastasia Vasilyeva e ainda de Mariana Costa, também da formação de Oeiras.

Prova Masculina
João Serrano (SR Camarnal/Seguros Contacto/Ika/Hilzy) foi o primeiro a sair da água na competição masculina. Atrás dele, surgiu no parque de transição um numeroso grupo composto por João Amorim (Alhandra Sporting Clube), João Silva (Halcon-Spiuk-Olímpico de Oeiras), Ivan Kalashnikov, Bruno Pais (Sport Lisboa e Benfica) Vasco Pessoa (C.O. Oeiras), Pedro Mendes (C.N. Cartaxo) e Miguel Fernandes (C.O. Oeiras), entre outros.

No ciclismo, o grupo de Bruno Pais, principal candidato à vitória, instalou-se na frente, mas acabou por ser alcançado pelo grupo perseguidor perto de Santarém. Foi, por isso, um colorido interessante o que "pintou" o parque da segunda transição, com muitos atletas a colocarem as bicicletas em simultâneo.
 
No final da primeira volta de corrida, Bruno Pais, natural do Fundão, seguia destacado na frente. Tinha logo atrás José João Pereira (Alhandra Sporting Clube), José Estrangeiro (Halcon-Spiuk-Olímpico de Oeiras), João Silva, Ruben Costa (Sporting Clube de Portugal), Miguel Arraiolos, atleta natural de Alpiarça, Duarte Marques (SR Camarnal/Seguros Contacto/Ika/Hilzy) e Vasco Pessoa.

Não houve alterações no comando da prova nas restantes duas voltas e Bruno Pais acabou por vencer a quinta prova da época, mantendo-se vencedor das etapas da Taça de Portugal em que participou desde 2001. O atleta do Sport Lisboa e Benfica cumpriu o II Triatlo do Ribatejo em 58m38s.

Quinze segundos depois, terminou a prova João José Pereira e com 33 segundos de diferença para o vencedor ficou o Campeão Europeu de Triatlo de Sub 23, João Silva. Quarto posto para José Estrangeiro e o atleta da terra, Miguel Arraiolos, foi quinto classificado. Ruben Costa garantiu a sexta posição, seguido de Vasco Pessoa, Duarte Marques, João Amorim e Hugo Ventura.

Taça de Portugal
Na quarta etapa da Taça de Portugal, novo domínio do Halcon-Spiuk-Olímpico de Oeiras em masculinos e femininos, após os êxitos no Jamor e nas Lezírias. No sector masculino, subiram também ao pódio as equipas do Alhandra Sporting Clube e do Sporting Clube de Portugal. Em femininos, foi o Alhandra e o Ginásio Clube de Sines.

As classificações completas estão disponíveis no sítio da Federação de Triatlo de Portugal.

A quinta etapa da Taça de Portugal está em discussão no próximo sábado, dia 28, no II Duatlo de Matosinhos - Mar, Movimento e Cultura, prova que apura ainda os campeões nacionais de duatlo no escalão júnior.

O II Triatlo do Ribatejo foi uma organização conjunta da Câmara Municipal de Alpiarça, da Câmara Municipal de Santarém e da Federação de Triatlo de Portugal. 
 
Fonte: FTP 23/03/2009