CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

Pedro Laginha Palma, João José Pereira, Carla Mendes, António Horta são alguns dos campeões nacionais. Bruno Pais e Bárbara Clemente, vencedores do XII Duatlo do Cadaval, juntam-se à lista.

O Cadaval recebeu, domingo, perto de 300 atletas numa manhã dedicada à promoção do desporto. Primeiro, foi o duatlo pontuável para o Circuito Regional Centro com 76 atletas. Seguiu-se a prova principal, o Campeonato Nacional por Escalões Etários com 218 participantes.

Bruno Pais (Sport Lisboa e Benfica) e Bárbara Clemente (Halcon/Spiuk/Olímpico de Oeiras) foram os vencedores na classificação absoluta e, consequentemente, conquistaram os títulos de campeões nacionais nos respectivos escalões etários: Bruno - 25/29 anos; Bárbara - 20/24 anos).

Campeões Nacionais de Duatlo de Grupos de Idade:
Escalão 16/17 anos:
Nadine Almeida (Alhandra Sporting Clube)
Hugo Alves (Halcon/Spiuk/Olímpico de Oeiras)

Escalão 18/19 anos:
Mariana Costa (Halcon/Spiuk/Olímpico de Oeiras)
Pedro Laginha Palma (Clube de Triatlo de Perosinho)

Escalão 20/24 anos:
Bárbara Clemente (Halcon/Spiuk/Olímpico de Oeiras)
João José Pereira (Alhandra Sporting Clube)

Escalão 25/29 anos:
Ana Filipa Santos (Halcon/Spiuk/Olímpico de Oeiras)
Bruno Pais (Sport Lisboa e Benfica)

Escalão 30/34 anos:
Maria João Madeira (Clube de Triatlo de Almada)
Lino Barruncho (Halcon/Spiuk/Olímpico de Oeiras)

Escalão 35/39 anos:
Carla Mendes (Porto Runners)
Luís Almeida (Halcon/Spiuk/Olímpico de Oeiras)

Escalão 40/44 anos:
Elisabete Gonçalves (Porto Runners)
João Saúde (Clube Ferroviário de Vendas Novas)

Escalão 45/49 anos:
Olívia Carmo (Individual)
António Horta (Clube Praças da Armada)

Escalão 50/54 anos:
Maria Serrazina (Externato Cooperativo da Benedita)
Fernando Gonçalves (Molly Maid - Vitória de Janes)

Escalão 55/59 anos:
Carlos Dias (Individual)

Escalão 60/64 anos:
Joaquim Patrício (C.N. Alvito)

Escalão 65/69 anos:
Carlos Leite (Associação Cultural e Recreativa da Ribeira - Ovar)

Prova Masculina
Lino Barruncho (Halcon/Spiuk/Olímpico de Oeiras) foi o mais rápido (18m47s) a cumprir os seis mil metros iniciais de corrida. No entanto, teve sempre por perto João José Pereira (Alhandra Sporting Clube), Miguel Arraiolos, João Silva (ambos do Olímpico de Oeiras), Tiago Abreu Silva (Ludens Clube de Machico).

Lino acabou por perder a liderança no segmento de ciclismo (duas voltas de 11 quilómetros). Na primeira subida, o ataque de Bruno Pais revelou-se eficaz, o triatleta do Sport Lisboa e Benfica assumiu o comando da prova e já não o perdeu até ao final.

Lino Barruncho, Miguel Arraiolos, João José Pereira e João Silva formaram o grupo perseguidor e um pouco mais atrás seguiam Pedro Laginha Palma (Clube de Triatlo de Perosinho), Luís Almeida (Halcon/Spiuk/Olímpico de Oeiras), João Amorim (Alhandra Sporting Clube), Marco Sousa (Externato Cooperativo da Benedita), entre outros.

Bruno Pais chegou à segunda transição isolado e em seis minutos e 42 segundos, o triatleta fundanense fez o último segmento (dois mil metros de corrida), cortando a meta com o tempo de 59m39s.

Vinte e três segundos depois, terminou João José Pereira, que conseguiu deixar para trás João Silva (terceiro classificado - 01h00m07s) e Lino Barruncho (quarto - 01h00m14s). Miguel Arraiolos concluiu a prova com mais 59 segundos que o vencedor. Seguiram-se Pedro Laginha Palma, Pedro Gomes, Luís Almeida, João Amorim e Marco Sousa, este último vencedor do XV Duatlo BTT de Grândola.

Provas Feminina
Anaís Moniz (Clube Futebol "Os Belenenses") estreou-se na presente época no Cadaval. Apesar da vantagem que alcançou na corrida inicial, acabou por desistir devido a furo detectado logo após a saída do parque de transição.

À desistência da Campeã do Mundo de Triatlo (2005) e Campeã Europeia (2006) no escalão júnior, juntou-se a de Maria Areosa (Halcon/Spiuk/Olímpico de Oeiras) que cumpriu o apenas primeiro segmento de corrida.

Mariana Costa e Bárbara Clemente, ambas do Olímpico de Oeiras, discutiram então a vitória final, com Bárbara a ser mais rápida (01h09m11s) e a conquistar o título de campeã nacional de duatlo no grupo etário 20-24 anos. Mariana Costa, segunda classificada na geral, recebeu o título nos 18-19 anos.

Filipa Ferreira (Alhandra Sporting Clube), foi terceira classificada, seguida por Ana Filipa Santos (Olímpico de Oeiras), Nadine Almeida, Sofia Almeida (ambas do Alhandra), Carla Mendes (Porto Runners) e Ana Filipa Sampaio (Alhandra).

Campeonato Regional Centro
Em simultâneo com o Campeonato Nacional de Duatlo de Grupos de Idade, apuraram-se os campeões regionais de duatlo da zona Centro. Bruno Pais e Bárbara Clemente arrecadaram mais um título. Por equipas, o Halcon/Spiuk/Olímpico de Oeiras venceu em femininos e em masculinos.

Duatlo Promocional
Antes da prova principal, efectuou-se um duatlo super-sprint (dois mil metros de corrida, onze quilómetros de ciclismo e 1300 metros de corrida), integrado no Circuito Regional Centro. Rui Pacheco (individual) e Andreia Lopes (Clube Futebol "Os Belenenses") superiorizaram-se e alcançaram a vitória.

As classificações completas do XV Duatlo de Grândola podem ser consultadas no sítio da Federação de Triatlo de Portugal.

O XII Duatlo do Cadaval foi uma organização conjunta da Câmara Municipal do Cadaval da Federação de Triatlo de Portugal.
 

Fonte: FTP 16/003/2009