Pedro Gomes e Fernando Carmo abordam a competição que surge na temporada de 2009 e que será disputada em Portugal e Espanha
Pedro Gomes (Campeão Nacional Triatlo Longo em 2007)
"É certo e sabido que em Espanha o Triatlo, e o desporto em geral, está um degrau acima do Nacional. Não tanto em resultados mas em divulgação da modalidade entre os atletas populares. Uma competição com quatro etapas de Triatlo Longo vem enriquecer o panorama ibérico da modalidade, especialmente nesta vertente longa e menos a ‘Elite'.
Será com certeza mais um incentivo competitivo tanto para atletas, que ao actuar em solo espanhol ficam com uma ideia mais correcta e espectacular do que é fazer um Triatlo Longo com centenas de participantes, como para os clubes, que agora têm uma competição de longa distância na qual se podem centralizar.
Irá certamente trazer mais adeptos à longa distância, principalmente mais daqueles que irão querer completar um evento destes apenas pelo desafio de terminar uma prova com um grau de exigência tão elevado. Os verdadeiros amantes de desporto de ‘endurance', os que querem sempre fazer o mais difícil, o mais longo.
Em relação aos locais escolhidos, apenas competi em Lisboa. É uma prova extremamente rápida, rolante, e das quatro etapas, parece-me ser a mais acessível em termos de dificuldade do percurso. No outro extremo, temos o Triatlo de Ibiza com 4km-120km-30km e de onde se escreve que o percurso de bicicleta é um autêntico "parte pernas". Contudo, já alguns portugueses lá vingaram, por exemplo o Sérgio Marques venceu em 2007."
Fernando Carmo (Vice-Presidente da Federação de Triatlo de Portugal)
"No seu percurso de implementação e crescimento enquanto modalidade desportiva, o Triatlo tem percorrido um longo caminho e ultrapassado inúmeras barreiras. Assim, na prossecução de novos objectivos, surgem agora outros desafios. Um deles passa pela massificação da prática e, com isso, a necessidade de incrementar a abrangência da oferta da modalidade a todos os públicos.
Resultante de uma parceria encetada com a Federação Espanhola, surge este ano uma nova competição, de âmbito Ibérico: a Taça Ibérica de Triatlo Longo. Uma competição por etapas, que visa consolidar e aumentar o interesse pelo triatlo e pela vertente da longa distância.
Todos esperamos que deste projecto possa resultar uma competição aliciante, repleta de momentos inolvidáveis, e que a mesma corresponda aos anseios dos amantes desta vertente da nossa modalidade.
Esperamos por vós nas etapas de Porto Santo, Lisboa, Sanabria e Ibiza."
Fonte: FTP 11/02/2009