CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
A segunda edição do "Duatlo BTT Bike Zone/Powerade", realizada domingo no Parque Ecológico do Funchal, contou com 83 atletas. Em discussão, esteve e etapa inaugural do Circuito Regional de Triatlo 2009/Powerade, assim o início do Troféu Regional de Triatlo Jovem.

A prova principal, disputada na distância super-sprint, que foi também a primeira competição da época da modalidade a nível nacional, tinha como maiores dificuldades a altitude da zona de competição (1570 metros). Apesar do percurso de BTT ser tecnicamente acessível, o desnível dos percursos da corrida criou dificuldades acrescidas aos atletas.

Tiago Silva (Ludens de Machico) impôs desde logo um ritmo forte na corrida inicial, composta por duas voltas, chegando ao parque de transição com alguma vantagem sobre a concorrência mais directa. Atrás dele, surgiam Ricardo Gouveia (Naval da Calheta) e a dupla do Andorinha, Duarte Nóbrega e Carlos Ramos.

No segmento de BTT, Tiago conservou a liderança da prova, com Ricardo Gouveia (vencedor da prova em 2008) a perder algumas posições nas primeiras voltas para os adversários mais directos. Mário Moniz (individual), Roberto Lúcio (Clube Aventura da Madeira) e o júnior André Ferreira (Andorinha) recuperaram várias posições, chegando-se aos lugares da frente.

Mais atrás, Joaquim Fernandes e Filipe Baptista (Andorinha), Paulo Margarido e João Viveiros (Ludens Machico) e Luís Rocha (Clube Naval da Calheta) recuperavam alguns lugares, fazendo valer os seus atributos no BTT.

Tiago Silva chegou à segunda transição isolado e com uma vantagem confortável, o que lhe permitiu gerir a última corrida (composta por apenas uma volta) e vencer sem concorrência por perto.

Mário Moniz viria a furar na última volta de ciclismo, permitindo a aproximação de Ricardo Gouveia e Roberto Lúcio. No final, Gouveia foi segundo classificado, Moniz terceiro e Lúcio quarto, com Duarte Nóbrega a fechar o top-5 da prova.

Em femininos, e depois do equilíbrio na corrida inicial, Cristina Nascimento (Naval da Calheta) vantagem sobre Isabel Fagundes (Clube Aventura da Madeira) no segmento de BTT, vencendo com margem confortável.

Por categorias, André Ferreira bateu Vítor Jesus e Celso Nóbrega nos juniores, enquanto o pódio sub-23 foi composto por Tiago Silva, Paulo Baptista e Francisco Correia. Nos seniores, Ricardo Gouveia, Mário Moniz e Roberto Lúcio foram os melhores, com Paulo Margarido (Vet.I), Joaquim Fernandes (Vet. II) e Adelino Carvalho (Vet. III) a vencerem os respectivos escalões de forma folgada.

Por equipas, e após disputa cerrada, o Ludens de Machico (Tiago Silva, João Viveiros e Paulo Margarido) levou a melhor sobre o Clube de Futebol Andorinha, com o Clube Naval da Calheta (equipa vencedora no ano passado), depois do furo e desistência de Ruben Pedro, a não ter argumentos para mais do que bater ‘in-extremis' o Clube Aventura na Madeira, na luta pelo terceiro lugar de equipas.

Duatlo BTT Jovem
Na prova jovem, Ana Sofia Henriques (Andorinha) venceu no escalão de benjamins, enquanto nos infantis Lisandra Alves (Ludens) venceu inclusivamente Luís Quaresma (Andorinha), o vencedor entre os homens. Já no escalão de iniciados, Filipe Oliveira e Cristina Costa (ambos do Ludens) foram os melhores. Nos juvenis, prova muito competitiva, com João Costa a regressar às vitórias, batendo os seus colegas de equipa no Ludens de Machico, João Bernardo Martins e Ivan Roxo. Marisa Alves (Ludens) foi a melhor juvenil feminina.
 
Mais informações no sítio http://triatlomadeira.com

Fonte: FTP 18/01/2009